Shoppings vão passar a ter carregadores para carros elétricos

  • ECO
  • 6 Março 2019

Medida anunciada por José Mendes dá resposta aos pedidos dos privados que podem, a partir de abril, começar a instalar os postos de carregamento para veículos elétricos.

Se tem um carro elétrico, ou pensa vir a ter, vai passar a ter mais facilidade em carregar a bateria. É que a partir de abril vai passar a ser possível encontrar carregadores em espaços privados de acesso público, como sejam os parques de estacionamento dos centros comerciais.

José Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, explica que a partir do próximo mês, as “intenções de investimentos que operadores privados têm manifestado vão poder concretizar-se”. Isto porque, esclarece à TSF, a legislação passa a permitir que estes possam “começar a cobrar a eletricidade do carregamento”.

Com a abertura do mercado a operadores privados, o responsável acredita que poderá “multiplicar exponencialmente a escala e a cobertura da rede de carregamento de acesso público”, sendo a instalação destes apoiada em 50%, até um máximo de 15 mil euros, cada. O teto do apoio é de um valor global 1,5 milhões, através do Fundo Ambiental.

O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade antecipa um forte aumento do número de postos rápidos, procurando acompanhar o forte crescimento das vendas de carros elétricos. Há 61, mas podem nascer mais 100, ou seja, “praticamente triplicar” o total destes postos em que a energia já é paga. Até ao final do ano, diz, também os postos de carregamento normal será cobrada.

Sobre os preços pedidos pelos carregamentos, José Mendes “acredita que, havendo concorrência de vários operadores de pontos de carregamento e de comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica, os preços resultantes, em determinado local e momento, são aqueles que são melhores e mais interessantes para as pessoas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Shoppings vão passar a ter carregadores para carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião