Já há 5 empresas portuguesas entre as marcas de excelência

No ranking das marcas de excelência para os consumidores portugueses figuram já cinco marcas nacionais, ao invés das duas que se classificaram no ano passado.

A reputação das marcas nacionais junto dos consumidores portugueses está a melhorar. Com o aumento da confiança, são já cinco as marcas portuguesas que conquistaram um lugar no ranking de excelência. O destaque vai para as marcas do setor alimentar e das bebidas, que recebem melhor classificação.

A Delta conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, liderar o ranking das marcas com carimbo de excelência, feito a partir do estudo Global RepScore Pulse, realizado pela OnStrategy. Seguem-se a Olá e a Nestlé, fechando o pódio que é composto apenas por marcas do setor alimentar.

A Seleção Nacional de Futebol conseguiu garantir o quarto lugar, sendo uma das marcas nacionais que subiu no ranking. Também a Mimosa se classificou, em sexto lugar, seguida pela Vista Alegre, que tinha já garantido no ano passado um lugar entre as marcas com melhor reputação. A última portuguesa a entrar na lista foi a Luso, que se posicionou em nono lugar nas marcas de excelência.

Veja o top 10 do ranking das marcas de excelência:

  1. Delta
  2. Olá
  3. Nestlé
  4. Seleção Nacional de Futebol
  5. WhatsApp
  6. Mimosa
  7. Vista Alegre
  8. Youtube
  9. Luso
  10. Lego

As marcas portuguesas classificam-se assim ao lado de outras de referência como as tecnológicas WhatsApp e Youtube, ou a gigante dos brinquedos Lego. O ranking continua depois para as marcas com o carimbo de robustez dos consumidores portugueses, liderado por multinacionais como a L’Oreál, Danone e Google.

“A economia portuguesa está claramente num ciclo positivo, sendo tal refletido pelo desempenho das marcas institucionais e comerciais a operar em Portugal”, diz Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, citado em comunicado. “Os cidadãos tendem a valorizar as marcas que mais lhes tocam o coração e o nacionalismo, sempre e quando a exposição a risco de crises seja pequena“, continua o CEO.

Há também várias marcas portuguesas que lideram no seu segmento, no país. A Vista Alegre encabeça o ranking das empresas de bens industriais, a Seleção Nacional de Futebol destaca-se no desporto, a Galp na energia e a Via Verde na mobilidade. No turismo e lazer é o grupo Pestana que tem melhor reputação, e na aviação a TAP.

A área de apostas desportivas é onde ainda existe mais desconfiança, com as marcas a alcançarem classificações mais baixas. A Santa Casa posiciona-se no primeiro lugar do segmento. Também nos seguros e na construção engenharia as empresas não têm muito boa reputação junto dos portugueses, sendo que a Fidelidade e a Teixeira Duarte são as mais confiáveis nos setores, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há 5 empresas portuguesas entre as marcas de excelência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião