TAP diz que melhorou desempenho ambiental em 13,5% e vai cortar ainda mais este ano
A TAP responde às acusações da Zero com uma melhoria do desempenho ambiental, calculado em emissões de CO2 por passageiro, de 13,5% desde 2015. Este ano pretende cortar mais 4,5%.
O aumento das emissões de carbono registadas pela TAP nos últimos dois anos é justificado pela companhia aérea com “o aumento da frota da companhia” e não por culpa de um aumento das emissões por passageiro ou rota voada, indicador onde a empresa até reduziu o total de emissões em 13,5% desde 2015.
A posição da transportadora aérea surge depois da associação ZERO ter concluído que a TAP foi “a companhia aérea na Europa com o segundo maior crescimento de emissões“, partindo de dados da Comissão Europeia, publicados esta segunda-feira.
Questionada pelo ECO, fonte oficial da TAP recordou que o indicador relevante para apurar o desempenho ambiental é o de emissões de CO2 por passageiro — forma de manter a comparabilidade do nível de emissões apesar da variação no total de voos anuais –, e que neste a companhia portuguesa “melhorou 13,5%” entre 2015 e 2018. Neste mesmo período, a TAP transportou mais cinco milhões de passageiros”.
Este ano a expectativa é que o peso das emissões por passageiro melhore ainda mais. “Para 2019, a TAP estima uma melhoria de 4,5% neste indicador, fruto da entrada em operação do moderno A330-900”, revelou a empresa ao ECO. Se em 2015 a TAP reportava a emissão de 270,1 quilos de CO2 por passageiro transportado, em 2018 este valor foi de 233,7 quilos/passageiro e, para 2019, a previsão é que o total de emissões fique por 223,4 quilos/passageiro.

“A TAP tem atualmente em curso um grande programa de modernização de frota onde integrará, até 2025, 71 novas aeronaves consideravelmente mais eficientes do ponto de vista de consumo de combustível e emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. A TAP será assim uma das companhias com uma das frotas mais modernas, mais eficientes e amigas do ambiente”, lembrou a empresa.
Segundo dados avançados pela transportadora na apresentação dos resultados de 2018, os aviões da gama “Neo” da Airbus, que estão gradualmente a ser integrados na frota da empresa, consomem menos 20% de combustível.
Além das 71 novas aeronaves previstas para a modernização da frota, a TAP iniciou em 2016 um programa de renovação do interior de cabines dos aviões em operação, tendo investido em materiais mais leves, o que no caso dos A319 permitiu retirar 700 quilos ao peso da aeronave — perto de 2% do total, de acordo com contas do ECO –, “o que se traduz num aumento da eficiência energética e ambiental da frota”.
O jornalismo continua por aqui. Contribua
Sem informação não há economia. É o acesso às notícias que permite a decisão informada dos agentes económicos, das empresas, das famílias, dos particulares. E isso só pode ser garantido com uma comunicação social independente e que escrutina as decisões dos poderes. De todos os poderes, o político, o económico, o social, o Governo, a administração pública, os reguladores, as empresas, e os poderes que se escondem e têm também muita influência no que se decide.
O país vai entrar outra vez num confinamento geral que pode significar menos informação, mais opacidade, menos transparência, tudo debaixo do argumento do estado de emergência e da pandemia. Mas ao mesmo tempo é o momento em que os decisores precisam de fazer escolhas num quadro de incerteza.
Aqui, no ECO, vamos continuar 'desconfinados'. Com todos os cuidados, claro, mas a cumprir a nossa função, e missão. A informar os empresários e gestores, os micro-empresários, os gerentes e trabalhadores independentes, os trabalhadores do setor privado e os funcionários públicos, os estudantes e empreendedores. A informar todos os que são nossos leitores e os que ainda não são. Mas vão ser.
Em breve, o ECO vai avançar com uma campanha de subscrições Premium, para aceder a todas as notícias, opinião, entrevistas, reportagens, especiais e as newsletters disponíveis apenas para assinantes. Queremos contar consigo como assinante, é também um apoio ao jornalismo económico independente.
Queremos viver do investimento dos nossos leitores, não de subsídios do Estado. Enquanto não tem a possibilidade de assinar o ECO, faça a sua contribuição.
De que forma pode contribuir? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.
Obrigado,
António Costa
Publisher do ECO
Comentários ({{ total }})
TAP diz que melhorou desempenho ambiental em 13,5% e vai cortar ainda mais este ano
{{ noCommentsLabel }}