Ministro das Finanças britânico abre a porta a segundo referendo sobre Brexit

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, considera que o Parlamento britânico poderá estar aberto à realização de um segundo referendo sobre o Brexit.

O Parlamento britânico poderá considerar a realização de um segundo referendo sobre o Brexit. Quem o disse foi o ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, acrescentando, contudo, que o tempo acordado pelos líderes europeus, que atira a data da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) para o dia 31 de outubro, será curto para a realização de uma segunda consulta pública.

De acordo com a agência Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), Hammond referiu, ainda, enquanto participava numa reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), que está à espera que, nos próximos meses, o Governo de Theresa May e o Partido Trabalhista consigam, finalmente, chegar a um acordo para acabar com o impasse em torno do Brexit.

Contudo, a primeira-ministra britânica já confessou que um entendimento com o principal partido da oposição para concretizar o a saída do Reino Unido da UE vai ser difícil.

Recorde-se que, após uma maratona de mais de seis horas, os líderes dos 27 e a primeira-ministra britânica acordaram mais um alargamento de seis meses para tentar conseguir uma saída ordenada do Reino Unido da União Europeia. Trata-se de um prazo superior ao que May tinha pedido a Tusk (30 de junho) e que a primeira-ministra aceitou, o que implica a participação do Reino Unido nas eleições europeias, que decorrem entre 23 e 26 de maio, caso ainda seja membro da UE nessa altura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro das Finanças britânico abre a porta a segundo referendo sobre Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião