Intervenção militar na Venezuela não está em cima da mesa, garante Guaidó

  • Lusa
  • 14 Abril 2019

"O único que pode autorizar uma missão e intervenção estrangeira é o Parlamento nacional. Isso elimina qualquer possibilidade de intervenção militar", disse Juan Guaidó.

O presidente do Parlamento e autoproclamado Presidente da Venezuela, Juan Guaidó, assegurou que a possibilidade de uma intervenção militar estrangeira para destituir o Governo de Nicolás Maduro não está em cima da mesa.

Numa entrevista publicada este domingo pelo diário argentino Clarín, Guaidó afirmou que “o único que pode autorizar uma missão e intervenção estrangeira é o Parlamento nacional. Isso elimina qualquer possibilidade de intervenção militar“.

Guaidó, que se proclamou Presidente interino da Venezuela em 23 de janeiro e foi reconhecido por meia centena de países, incluindo Portugal, sustentou que desde aquele dia “se avançou muitíssimo para encurralar e encostar Maduro às cordas”, mas insistiu que, como oposição, nunca colocou a “opção militar sobre a mesa”.

“Falamos de cooperação internacional. Foi o regime de Maduro que o fez e é um escândalo”, disse, acrescentando que é o próprio Maduro que procura uma “solução militar” quando “vai falar com o Presidente sírio, Bashar Al Assad, e ameaça transformar o país noutra Síria” e permite “a abertura de voos entre Teerão (Irão) e Caracas”.

“De facto, já existe uma intervenção militar ilegítima, como a russa e a cubana, permitida por Maduro”, afirmou Guaidó, que garantiu que na Venezuela “há tropas russas não autorizadas” que “devem ir-se embora”. Reiterou que “não pode haver uma intervenção militar, mas sim cooperação internacional” e que internamente se aguarda um posicionamento dos generais que comandam as forças armadas.

“Cerca de 97% do país está contra Maduro e 91% quer uma mudança de Governo, segundo as últimas sondagens. Estamos, por isso, à espera de que os generais no ativo se pronunciem”, disse. Guaidó classificou o regime de Maduro como uma “ditadura sádica e miserável” que “bloqueia a comida e os medicamentos ao povo faminto e necessitado e ainda se regozija com essa atitude”.

“Já vamos em mais de dois milhões por cento de inflação e o Banco Mundial projeta uns dez milhões por cento de hiperinflação. A contração económica este ano será 25%. O salário mínimo mensal é cinco dólares (cerca de 4,3 euros) e está a baixar“, advertiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Intervenção militar na Venezuela não está em cima da mesa, garante Guaidó

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião