Morreu Niki Lauda, três vezes campeão em Fórmula 1

  • Lusa e ECO
  • 21 Maio 2019

Morreu o piloto austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, em 1975 e 1977 pela Ferrari e em 1984 pela McLaren. O ex-piloto tinha sido submetido a um transplante pulmonar no verão passado.

O antigo piloto austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, em 1975, 1977 e 1984, morreu esta segunda-feira aos 70 anos, anunciou a família. “É com enorme tristeza que anunciamos que o nosso querido Niki morreu em paz, rodeado pela sua família, esta segunda-feira”, lê-se num comunicado.

“As suas conquistas únicas como atleta e empreendedor são e continuarão inesquecíveis, o seu incansável entusiasmo pela ação, a sua franqueza e a sua coragem permanecerão como um modelo e uma referência para todos nós. Ele era um marido, pai e avô amoroso e carinhoso longe do público e sentiremos a sua falta”, acrescenta a nota da família do piloto.

O ex-piloto tinha sido submetido a um transplante pulmonar no verão passado.

Niki Lauda estreou-se na Fórmula 1 com a March e foi campeão mundial em 1975 pela Ferrari, reconquistando o título mundial em 1977 pelo mesmo fabricante, depois de ter recuperado de um aparatoso acidente tido no Grande Prémio do Japão, em outubro de 1976.

Nesse grande prémio, o Ferrari que conduzia incendiou-se com o piloto preso no habitáculo, com Lauda a sofrer queimaduras graves na cabeça e nos braços, entrando em coma. Acabou por perder uma orelha, o cabelo, pestanas e pálpebras. Foi sujeito a múltiplas operações plásticas e regressou à competição meses depois, para revalidar o título.

Lauda venceu o último título mundial em 1984, ao serviço da McLaren.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Niki Lauda, três vezes campeão em Fórmula 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião