PSD recusa viabilizar Lei de Bases da Saúde negociada à esquerda

  • ECO
  • 30 Maio 2019

A abstenção não será o caminho escolhido pelos sociais-democratas, cujo voto poderia ser decisivo para a aprovação da Lei de Bases da Saúde. O PS conta com o PCP, mas não recolhe o apoio do Bloco.

O PSD não está disposto a viabilizar, nem que seja pela via da abstenção, uma lei de bases negociada entre os socialistas e os partidos à sua esquerda. Esta manhã, o jornal Expresso avançou que os sociais-democratas vão manter a sua proposta de Lei de Bases da Saúde até à votação final, mas vão continuar a mostrar, da mesma forma, disponibilidade para negociar com o PS. A posição foi confirmada, esta tarde, pelo responsável social-democrata Fernando Negrão, ao Público.

“Vamos manter a proposta que temos, da qual não abdicamos, porque é a proposta mais adequada ao Serviço Nacional de Saúde [SNS] nos moldes em que ele existe. Não fazemos alterações profundas ao espírito do SNS, ao contrário da esquerda”, afirmou o responsável social-democrata Fernando Negrão.

O líder da bancada parlamentar do PSD recordou, ainda, que “o senhor primeiro-ministro disse, num debate quinzenal, que a Lei de Bases da Saúde não será aprovada com a direita, mas com a esquerda fundadora do Serviço Nacional de Saúde [SNS]”.

Fernando Negrão quer ver o PS cumprir “o que prometeu”, mas lembra que, se não conseguir, há “uma lei de bases em vigor”. “O PS que regresse à sua origem doutrinária e venha falar connosco”, acrescentou, mantendo a disponibilidade para chegar a um entendimento, mas que, segundo o mesmo, os socialistas nunca procuraram.

Assim, a abstenção não deverá ser o caminho escolhido pelo PSD, cujo voto é decisivo para a aprovação da Lei de Bases da Saúde. Também esta quinta-feira, o Público avançou que o Governo está convencido de que o BE não votará a favor da proposta de nova Lei de Bases da Saúde, mas teria esperança numa eventual abstenção do PSD, que viabilizaria a aprovação do diploma.

(Notícia atualizada às 16h58 com declarações de Fernando Negrão ao Público)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD recusa viabilizar Lei de Bases da Saúde negociada à esquerda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião