PS quer mais deduções fiscais no IRS para o segundo filho

  • ECO
  • 4 Julho 2019

Ideia do partido passa, por isso, por “aumentar os valores das deduções atuais”. Pode dar resposta, acredita, à necessidade de aumento da natalidade em Portugal.

O Partido Socialista (PS) está preocupado com a demografia. Defende “a necessidade de aumentar a natalidade”, sendo que para esse objetivo avança com algumas propostas, sendo que a principal passa por propor mais deduções fiscais no IRS para o segundo filho, independentemente dos rendimentos do agregado.

“O PS quer incentivar o aumento do número de filhos, sobretudo do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro”. É nestes níveis que “existe o principal bloqueio”, diz João Tiago Silveira responsável pelo gabinete de estudos do PS e coordenador do programa eleitoral, ao Público (acesso condicionado).

A ideia do partido passa, por isso, por “aumentar os valores das deduções atuais”, uma alteração que, acredita, “pode dar resposta pública no domínio do aumento da natalidade”. Existe, atualmente, uma dedução de 600 euros para cada filho abaixo dos três anos e de 726 para cada filho acima dos três anos.

Esta proposta é apresentada num pacote em que constam também medidas no sentido de promover “a redução da precariedade no emprego”, o “combate à precariedade na habitação”, a “necessidade de recebermos bem quem quer trabalhar e viver em Portugal”, não esquecendo o envelhecimento da população. Nesse sentido, João Tiago Silveira aponta para o reforço do Serviço Nacional de Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS quer mais deduções fiscais no IRS para o segundo filho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião