Espanha em alerta com apólices de turistas britânicos

  • ECO Seguros
  • 15 Julho 2019

Mediadores britânicos vendem seguros de viagem sem cobertura médica privada em Espanha e sem informarem disso os seus clientes. Cerca de 800 doentes por dia são reencaminhados para o sistema público.

Uma fraude envolvendo turistas britânicos está em curso em Espanha este verão, alerta a Alianza de la Sanidad Privada Española (ASPE), organização que agrega cerca de 1300 entidades privadas de saúde e citada pelo jornal Cinco Dias. Segundo a ASPE, cerca de 800 turistas por dia, com apólices emitidas por algumas mediadoras britânicas, “estão a ser colocados em perigo de morte, estão a causar perdas económicas nas entidades de saúde privada que podem atingir 100 milhões de euros por ano e estão a congestionar o Sistema Nacional de Salud, do Estado espanhol”.

Segundo o jornal, os turistas britânicos contratam um seguro de viagem que inclui assistência médica, mas não em uma clínica privada, pelo que os doentes são transferidos para hospitais públicos porque possuem o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Este documento permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 28 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estadia temporária em qualquer desses Estados.

O custo médio destas apólices, que incluem outras coberturas de viagem, custam entre 34 e 135 euros segundo a aliança empresarial espanhola, mas no final as clínicas privadas não recebem o pagamento pelos serviços iniciais que prestaram nem da seguradora, nem do segurado e, muitas vezes, assumem o custo do transporte para o hospital público.

A associação chama ainda a atenção para o facto de os segurados, quando confrontam as seguradoras em Inglaterra, lhes ser transmitido que os sistemas espanhóis são fraudulentos e que devem dirigir-se aos hospitais públicos por segurança.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha em alerta com apólices de turistas britânicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião