Quais são os melhores clientes das seguradoras em Portugal

Um estudo da Informa D&B realizado para o ECO revela as empresas portuguesas que mais gastam em seguros. Para a Petrogal são mais de 20 milhões por ano. Veja a lista das Top 50.

A Petrogal tem custos anuais em seguros em valor superior a 20 milhões de euros, revela um estudo realizado pela Informa D&B para o ECO com base em dados contabilísticos das 500 maiores empresas de Portugal em 2017. No total, as 50 maiores empresas em gastos com seguros desembolsaram cerca de 88 milhões de euros em seguros patrimoniais, de trabalho e outros Não Vida. No entanto, as mesmas empresas obtiveram, no mesmo período, um volume de negócios quase 32 mil milhões de euros pelo que as despesas em seguros são apenas 0,3% da sua faturação.

Proporcionalmente as empresas de aluguer de automóveis são as que mais gastam em relação às suas vendas. Só a Europcar despendeu 3,2% – perto de 3,7 milhões em seguros-, e a Avis pagou 3,9% da sua faturação em seguros, num valor de 2,3 milhões de euros. O recorde deste setor e deste ranking TOP 50 vai no entanto para a Magnirent, a locadora de Braga, que gastou em seguros 6,4% do que vendeu.

A Petrogal, com grandes unidades industriais de refinação e armazenamento de derivados de petróleo é, a grande distância, a melhor cliente de seguros em Portugal com 20,372 milhões de euros. Segue-se a EDP Distribuição cuja segurança financeira relativamente ao seu património e colaboradores custou em 2017 mais de 6 milhões euros. Entre as utilities também a MEO é uma cliente apetecida, gastando cerca de 2,7 milhões por ano.

Refinaria da Petrogal em Sines: Parte importante da fatura de seguros da empresa.

 

No top 10 estão ainda as incontornáveis companhias de aviação TAP e Netjets com gastos em torno dos 3 milhões de euros por ano, mas no setor das transportadoras as de mercadorias são as mais numerosas neste ranking, com 8 presenças entre as 50 empresas listadas.

A indústria, em muitos casos com instalações e equipamentos comerciais, está obviamente presente com algumas das maiores empresas nacionais nas áreas do papel, do petróleo, da química onde surge a CIN que pela sua dimensão segura as suas operações em mais de 1 milhão de euros, ou a Renova, a última deste top 50 com gastos de 620 mil euros.

Esta listagem foi compilada pela Informa D&B a partir das demonstrações de resultados oficiais, relativos a 2017, das 500 maiores empresas portuguesas por volume de negócios. As rubricas contabilísticas, em que foi possível isolar as despesas das empresas em seguros, foram adicionadas, resultando na listagem TOP 50 das empresas que mais gastam em seguros em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais são os melhores clientes das seguradoras em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião