Aviva estuda vender o negócio na Ásia

  • ECO Seguros
  • 5 Agosto 2019

A seguradora britânica pretende vender o seu negócio asiático com base em Singapura e concorrentes estão a mostrar interesse em comprar o todo ou apenas partes.

A Aviva, uma das maiores seguradoras britânicas, está a vender o seu negócio asiático, revelou a Bloomberg. O valor dos ativos estará entre os 3 e 4 mil milhões dólares, a companhia tem uma filial de Singapura e parcerias estratégicas na China, Hong Kong, Indonésia, Vietname e Índia.

Em Singapura afirma ter 885 mil clientes e serve produtos Vida, Não Vida e Saúde. Ainda segundo a Bloomberg , vários concorrentes estão interessados em adquirir o negócio, embora ainda não esteja certo ser esse o caminho. Segundo fontes próximas dos intervenientes, alguns compradores olham para a hipótese de comprarem apenas partes e não o conjunto.

O novo CEO da Aviva, Maurice Tulloch, que entrou em Março deste ano já tinha desenhado um plano de redução de dívida do grupo que também implicaria um corte anual de custos de 300 milhões libras e a dispensa de 1800 colaboradores até 2022.

A companhia nasceu no ano 2000 após a fusão da GGU e da Norwich Union, adotando desde 2002 a designação Aviva. Tem concentrado a sua atividade no Reino Unido onde tem 48% das suas vendas mundiais e onde dispõe de 10% de quota de mercado nos ramos Vida e Pensões.

Apesar dos lucros da Aviva na Ásia terem subido em 2018 para 285 milhões de libras em 2018, a concentração em alguns mercados é estratégica, está hoje em 14 países, metade dos que operava em 2011.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aviva estuda vender o negócio na Ásia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião