Allianz está a segurar a reputação dos clientes

  • ECO Seguros
  • 5 Setembro 2019

A seguradora alargou a França, Itália e Espanha a cobertura de riscos de reputação, incluindo custos de gestão de uma crise e a indemnização pelos prejuízos que causar.

A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) alargou a Espanha, França e Itália a oferta de um produto para dar resposta a ameaças à imagem de empresas. A AGCS já tinha lançado a apólice denominada Reputation Protect Plus, na Alemanha e países nórdicos no início deste ano tendo agora aumentado o seu âmbito geográfico.

A perda de reputação ou de valor de uma marca foi um das principais riscos para o negócio apontados para 2019 pelas empresas inquiridas na última grande sondagem realizada pela Allianz sobre o tema. A seguradora reconhece que hoje a comunicação é viral e que uma imagem pode ser tocada rapidamente e cita Warren Buffett quando afirmou “são precisos 20 anos para construir uma reputação e bastam cinco minutos para a destruir”.

Segundo a Allianz, os atentados à imagem podem surgir de várias frentes, entre elas ciberataques, dificuldades financeiras, problemas de compliance ou legalidade, riscos originados na cultura da empresa e dos comportamentos que estimula nos seus colaboradores.

Daí que o produto tenha componente de risco e serviço.

As componentes podem incluir:

  • Serviços de gestão de crise;
  • Indemnização pelas perdas dos prejuízos sofridos pelos danos reputacionais;
  • Acesso a serviços especializados como media monitoring e agências de comunicação para avaliação de danos e resposta profissional imediata.

Na prática a AGCS, com a subscrição desta apólice, assumirá a responsabilidade pelo custo dos conselhos de comunicação de uma agência especializada escolhida, os serviços de media monitoring de reputação realizados pela empresa Media Tenor International e o passar à prática das medidas de gestão de crise recomendadas pela agência de comunicação.

A AGCS exemplifica como remédios para uma crise, o uso de call centers, uma campanha de comunicação internacional ou o custo do recurso a uma empresa de estudos de mercado para medir os danos e o impacto das medidas corretivas.

Comentários ({{ total }})

Allianz está a segurar a reputação dos clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião