Agência de viagens britânica compra lojas da Thomas Cook. Pode salvar 2.500 trabalhos

A cadeia independente Hays Travel comprou 555 lojas da Thomas Cook no Reino Unido. Tem nos planos voltar a contratar mais de dois mil trabalhadores.

Depois do colapso da Thomas Cook, 555 lojas da agência de viagens britânica foram compradas pela Hays Travel. Esta aquisição poderá salvar até 2.500 postos de trabalho. A Hays Travel começou já a contratar de volta funcionários do operador turístico que tinham sido dispensados.

A cadeia independente de agências de viagens Hays Travel tem nos planos a reabertura das lojas Thomas Cook de imediato onde é possível, e empregar até 2.500 pessoas, escreve o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). Só na sede da empresa serão criados mais de 100 novos empregos, sendo os restantes espalhados pelo Reino Unido.

Esta operação “oferece oportunidades de reemprego a um número significativo de ex-funcionários da Thomas Cook e assegura o futuro das lojas nas ruas principais do Reino Unido“, apontou Jim Tucker, da KPMG, gestor conjunto da divisão de retalho da Thomas Cook, que irá trabalhar com a Hays Travel na transição dos imóveis.

Esta oferta não foi a única recebida pela Thomas Cook. Antes da falência, o operador turístico recebeu sete ofertas não vinculativas para partes diferentes do negócio, de empresas como a companhia aérea e a operadora de tours com quem trabalhavam, bem como do ramo nórdico, mas foram todas recusadas.

Negócio é oportunidade para “aproveitar ativos da companhia”

Após a confirmação do negócio por parte da administração da Hays Travel, com sede em Sunderland e que conta com 190 agências naquele país, David Chapman, encarregado de administrar os bens da empresa, citado pela agência EFE, afirma que a compra “representou um passo importante no processo de liquidação, enquanto procuramos aproveitar os ativos da companhia”.

Por seu lado, John e Irene Hays, diretor gerente e presidente, respetivamente, da Hays Travel, referiram que a Thomas Cook – com 178 anos de história – foi uma “marca muito querida que empregava pessoas talentosas”.

“Temos vontade de trabalhar com muitos deles”, acrescentaram.

Filial alemã da Thomas Cook cancela viagens até ao final do ano

A filial alemã da empresa de viagens britânica Thomas Cook, que também faliu em setembro, cancelou todas as suas viagens até ao final do ano, ainda que estejam pagas parcial ou totalmente, foi também divulgado esta quarta-feira.

A Deutsche Thomas Cook afirmou que quer voltar a funcionar a partir de 1 de dezembro e voltar a realizar viagens a partir do início do próximo ano. “Lamentamos muito ter que cancelar essas viagens, mas não podemos garantir a sua realização”, disse esta quarta-feira a diretora executiva da empresa, Stefanie Berk.

Até agora, a interrupção na Alemanha das viagens da Thomas Cook, que também afeta as filiais Neckermann Reisen, Öger Tours, Bucher Reisen ou Air Marin, tinha efeitos só até ao final de outubro.

(Notícia atualizada às 19h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência de viagens britânica compra lojas da Thomas Cook. Pode salvar 2.500 trabalhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião