Uma experiência multissensorial a partir de um salão de chá

No século XX, a Ladurée ganhou reconhecimento ao criar o primeiro "double decked macaron" preenchido com ganache de chocolate. O sucesso foi imediato e ainda hoje é utilizada a receita original.

Os famosos macaron coloridos e a decoração de época são a melhor expressão da marca Ladurée no mundo, a famosa pastelaria de luxo francesa criada em 1862 por Louis Ernest Ladurée no número 16 da Rue Royale, em Paris. Começou por ser uma padaria, mas acabou por ser transformada em pastelaria e salão de chá, como consequência das mudanças políticas e socioeconómicas que se fizeram sentir em toda a Europa, no início do novo século. Mas o reconhecimento da marca e dos seus produtos só ganharam verdadeiramente notoriedade com Pierre Desfontaines, quando em meados do século XX, cria o primeiro double decked macaron preenchido com um ganache de chocolate. O sucesso foi tal que ainda hoje é utilizada a receita original.

Atualmente a marca pertence ao grupo Holder, de David Holder e a Portugal chegou com a Amorim Luxury, grupo que acrescentou a visão de uma experiência multissensorial. “Inspirado nos salões de chá do século XVIII e nas soirées de Marie Antoinette, o salão de chá e restaurante Ladurée une a essência da marca com a decoração da época, refletindo a arquitetura dos deslumbrantes châteaux e villas francesas. Com um conceito único de food meets fashion, o salão de chá encontra-se ligado à Fashion Clinic de senhora onde é possível encontrar uma experiência multissensorial num espaço elegante, feminino e acolhedor” explica Miguel Guedes de Sousa, CEO do Grupo Amorim Luxury.

Nos tons rosa, verde e cinzento com motivos florais, que fazem parte da identidade da marca, “destacam-se os azulejos tipicamente portugueses e os candeeiros primaveris”. O espaço foi criado pelo arquiteto catalão Lázaro Rosa Violán e “convida não só aos sabores doces da confeitaria francesa, mas também às famosas viennoiseries e refeições mediterrânicas” acrescenta Miguel Guedes de Sousa.

Segundo a Amorim Luxury, a marca tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores no mercado nacional. “O macaron e as sobremesas continuam a ser os produtos com maior procura, mas as refeições, tal como o brunch e os almoços têm sido cada vez mais procurados. A nível de clientes, a Ladurée atrai um mix de portugueses e turistas sendo de destacar clientes dos Emirados Árabes Unidos, Russos e Brasileiros” revela o responsável, acrescentando que se trata de uma oferta “diversificada e premium que aposta na qualidade dos ingredientes, know-how de pastelaria francesa, cuidado com o empratamento e a atenção ao serviço”.

Para continuar a conquistar um cliente que aprecia doces surpresas, a marca revela que está “constantemente a apresentar novidades em loja desde caixas de macarons – muitas vezes temáticas – até artigos de lifestyle. No entanto, são as sobremesas as novidades mais esperadas. Tal como na moda, a Ladurée apresenta sobremesas sazonais que variam conforme a estação, apresentando sabores mais leves e frutados nos meses mais quentes e sabores mais consistentes nos meses mais frios”.

Por detrás da confeitaria Ladurée em Portugal, está o premiado chef de pastelaria Joaquim de Sousa que prepara diariamente as diferentes propostas, com todo o rigor e seguindo os níveis de qualidade da marca, na fábrica por baixo do restaurante na Avenida da Liberdade.

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