Mota-Engil quase duplica valor da emissão de obrigações para o retalho. Quer 140 milhões

A construtora pretendia obter 75 milhões com uma nova emissão de obrigações, mas decidiu rever em alta o valor. Vai emitir 140 milhões de euros.

A Mota-Engil reviu em alta o valor da emissão de obrigações que está a realizar junto dos pequenos investidores. Em vez dos 75 milhões inicialmente previstos, vai emitir quase o dobro. O valor da operação de financiamento passou para 140 milhões de euros, sendo que o prazo para a subscrição termina no final desta semana.

“Informa-se que a Mota-Engil decidiu, em 18 de outubro de 2019, aumentar o número máximo de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista (…) para 280.000 (duzentas e oitenta mil) obrigações e, por conseguinte, aumentar o respetivo valor nominal global para até 140.000.000 euros (cento e quarenta milhões de euros)”, refere o comunicado enviado à CMVM.

A oferta pública de subscrição começou na segunda-feira, 14 de outubro, podendo o valor da emissão ser revisto até 23 de outubro, o que acabou por acontecer antes do tempo, passando de 75 para 140 milhões de euros. O prazo de subscrição destes títulos de dívida destinada a investidores de retalho termina na próxima sexta-feira, 25 de outubro.

Nestas obrigações com maturidade 2024, a Mota-Engil oferece uma taxa de juro bruta de 4,375%, isto com um investimento mínimo de 1.500 euros, o que corresponde a três obrigações (que têm um valor nominal de 500 euros cada).

A par da nova emissão, a construtora tem em marcha duas operações de troca de dívida também de retalho já existente por títulos com maturidade em 2024. Para incentivar a troca, a construtora oferece um prémio aos investidores. A cada Obrigação Mota-Engil 2020 corresponderá, a título de contrapartida, sujeito a impostos, comissões e outros encargos, uma Obrigação Mota-Engil 2024 e um prémio em numerário no valor de 5,04 euros.

Já no caso dos títulos que venciam dentro de dois anos, a cada Obrigação Mota-Engil 2021 corresponderão, a título de contrapartida, sujeito a impostos, comissões e outros encargos, 20 Obrigações Mota-Engil 2024 e um prémio em numerário no valor de 169 euros.

Com estas operações, a “Mota-Engil visa obter fundos para financiar a sua atividade corrente e de expansão internacional, bem como dar prosseguimento à estratégia de alongamento de maturidade da sua dívida, de modo a alinhá-la melhor com a geração de cash-flow“, refere o prospeto.

(Notícia atualizada às 8h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil quase duplica valor da emissão de obrigações para o retalho. Quer 140 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião