Takaful: Seguro islâmico já atinge os 28 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 18 Novembro 2019

Em 5 anos a Turquia aumentou a sua quota de 1,4% para 5% no mercado mundial de Takaful o seguro que a lei islâmica autoriza. Estima-se que em 2023 o negócio atinja os 40 mil milhões de dólares.

O mercado mundial de Takaful, o seguro que se rege pela lei islâmica, já atingiu os 28 mil milhões de dólares anuais, e a Turquia está a ganhar quota de mercado, após ter regulamentado a atividade em 2017, através de quatro operadores exclusivos de Takaful e oito entidades com atividade, que atuam em paralelo com a indústria tradicional.

O Takaful é o mutualismo segundo o islão. Apareceu como alternativa à tradicional indústria seguradora que poderá estar ilegal para a Sharia, a lei sagrada, pois – segundo alguma doutrina – a tradicional inclui juro, jogo e princípios de incerteza.

A atividade é financiada por doações designadas contribuições, por oposição a prémios, e assume a designação de Family Takaful quando é risco puro, ou seja quando o excedente entre contribuições e indemnizações e receitas do operador é positiva, o remanescente fica para sempre no fundo. Também existe a General Takaful em que o remanescente dos fundos fica para os contribuintes sendo distribuída, neste caso retornada aos contribuintes, ou serve para diminuir contribuições futuras.

Estima-se que o mercado atinja os 40 mil milhões de dólares em 2023 devido ao crescimento na região Ásia e Pacífico. As seguradoras tradicionais também estão no negócio como a Allianz, a Zurich ou a Prudential, bancos como o Standard Chartered também exploram o negócio, mas a Islamic Insurance Company e a Takaful Malasya são dos principais players neste mercado.

Todos os países islâmicos estão a desenvolver a Takaful a par com o negócio tradicional, exceto a Arábia Saudita, onde toda a indústria seguradora é Takaful.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Takaful: Seguro islâmico já atinge os 28 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião