Global Media vende gráfica Naveprinter para financiar reestruturação

A Global Media chegou a acordo para vender a Naveprinter, condição essencial para avançar com a reestruturação do grupo que tem o JN, o DN e a TSF.

O processo de reestruturação da Global Media está em curso. A empresa liderada por Daniel Proença de Carvalho, que controla jornais como o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias ou a rádio TSF, tem um acordo para a venda da gráfica Naveprinter, situada na Maia, arredores do Porto, apurou o ECO, mas ainda não estará assinado.

Oficialmente, uma fonte do grupo escusou-se a fazer quaisquer comentários. Depois da reestruturação dívida bancária e da saída do BCP e do Novo Banco do capital da Global Media, a venda da Naveprinter é uma operação essencial para financiar a reestruturação do grupo, nomeadamente as rescisões com mais de 150 trabalhadores de um total de 600 que trabalham na Global Media.

Em setembro, o Expresso revelou o teor de encontros entre Afonso Camões e as comissões de trabalhadores, nas quais o administrador do grupo terá admitido o cenário extremo de 200 despedimentos, uma cifra que poderia ser reduzida se a Global Media conseguisse vender a sua gráfica Naveprinter, nos arredores do Porto. “A operação reduz em 60 o número de dispensas”, escreveu o Expresso (acesso pago) na altura.

O nome do comprador da Naveprinter está fechado a sete chaves, mas outra fonte do mercado assegurou ao ECO que se trata de uma operação com objetivos imobiliários. E terá sido um negócio em torno dos 12 milhões de euros, número não confirmado oficialmente.

Depois da saída do BCP e do Novo Banco, o capital da Global Media ficou dividido entre a KNJ Global Holdings Limited (chinesa), José Pedro Carvalho Reis Soeiro e Olivemedia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Global Media vende gráfica Naveprinter para financiar reestruturação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião