Seguros responsáveis por 25% dos lucros da banca espanhola

  • ECO Seguros
  • 27 Novembro 2019

32 seguradoras têm ligações aos 15 principais conglomerados financeiros do país e contribuíram com cerca de 1,8 mil milhões de euros para os resultados desses grupos.

Em 2018, o negócio dos seguros contribuiu em 25% para os resultados da banca em Espanha, revela um estudo da consultora Afi divulgado pela imprensa espanhola.

O documento revela ainda que a rentabilidade das seguradoras ligadas a grupos bancárias é mais do dobro em relação às que são independentes. Embora no ano passado os números tenham diminuído em relação a 2017, as seguradoras contribuíram com 1809 milhões de euros para os resultados consolidados das entidades financeiras espanholas.

Estas receitas resultam das participações nas seguradoras e da distribuição de produtos através da rede bancária. Em 2017, o contributo das seguradoras foi de 1852 milhões de euros. Das 215 empresas de seguros que operavam em Espanha no final de 2018, 32 tinham ligações relevantes com 15 das principais entidades financeiras do país.

Segundo a imprensa espanhola as 32 concentram 50% do negócio segurador, embora com diferenças importantes quando se comparam os segmentos onde atuam. Por exemplo, no ramo Vida representam entre 65 a 75% da atividade mas no Não Vida ficam-se por entre os 15 e os 25%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros responsáveis por 25% dos lucros da banca espanhola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião