Alemanha e França: Fitch degrada perspetiva para setor Vida

  • ECO Seguros
  • 9 Dezembro 2019

A Fitch Ratings baixou as perspectivas (outlook) para os setores de seguro de Vida francês e alemão de ‘estável’ para ‘negativo’, justificando a revisão com o efeito negativo de taxas de juros baixas.

Segundo a agência de rating Fitch, a pressão provocada pelo efeito prolongado de juros baixos tem sido particularmente problemática na Alemanha, onde há garantias há muitos anos, e na França, onde as seguradoras podem ter dificuldades para atrair clientes para produtos alternativos sem garantias para os tomadores.

Os analistas agência de notação financeira argumentam que o declínio na rendibilidade dos títulos revelou capacidade limitada das seguradoras para cobrir garantias dos segurados apenas com a receita do investimento, apesar de irem conseguindo descer garantias em contratos mais recentes.

Dado que os rendimentos mais baixos do (re)investimento enfraquecem as posições de capital e os ganhos das seguradoras que colocam produtos de poupança com garantias de investimento, a Fitch antecipa uma deterioração nos índices de solvência das seguradoras francesas e alemãs até ao final deste ano.

No entanto, apesar da revisão no outlook, os ratings da maioria das seguradoras ainda permanecem estáveis devido a fortes posições de capital e esforços contínuos para reduzir a sensibilidade às taxas de juros.

No caso de França, a queda no rendimento dos títulos também aumentou a pressão para as companhias reorientarem o seu mix para produtos vinculados a unidades (unit linked).

A Fitch crê que a mudança será difícil, dada a aversão ao risco dos aforradores franceses, tradicionalmente mais inclinados para produtos com garantias de investimento. Como tal, a agência de classificação acredita que os fundamentos de crédito do setor de vida francês podem continuar sob pressão se as baixas taxas de juros persistirem e os produtos vinculados a unidades não conquistarem a adesão dos clientes.

Em outras partes da Europa, a perspetiva da Fitch para o setor Vida italiano permanece negativa, refletindo a exposição das seguradoras aos ‘spreads’ de crédito da dívida pública. O período prolongado de taxas de juro baixas aumentou ainda mais a pressão do capital.

Já as perspetivas do setor de seguro Vida holandês e britânico são estáveis, pois a Fitch acredita que as seguradoras holandesas tiveram sucesso na adaptação dos respetivos balanços e mix de produtos às taxas de juros baixas, enquanto as empresas do Reino Unido não apresentam, por seu lado, risco significativo de taxa de juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha e França: Fitch degrada perspetiva para setor Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião