Vendas de carros caíram no ano passado. Foram matriculados 262 mil ligeiros

As vendas de automóveis encolheram no ano passado. Depois de anos de recuperação, foram matriculados menos veículos tanto ligeiros como pesados em 2019.

As vendas de automóveis encolheram no ano passado. Depois de anos de recuperação, e apesar do aumento dos registos no último mês de 2019, o saldo no ano acabou por ser negativo, com as vendas a encolherem 2%. Foram matriculados menos veículos, tanto pesados como ligeiros de mercadorias e de passageiros.

“Em dezembro de 2019 foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 22.698 veículos automóveis, ou seja, mais 9,8% do que em igual mês do ano anterior”, diz a Associação Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Mas mesmo com este aumento dos registos, o acumulado do ano acabou por ser negativo.

“No período de janeiro a dezembro de 2019, foram colocados em circulação 267.828 novos veículos, o que representou um decréscimo homólogo de 2%”, nota a ACAP. Foi a primeira quebra em sete anos. Em 2018 as vendas tinham crescido 2,6%, sendo que no ano anterior o mercado tinha registado um crescimento de 7,7%, ainda assim bem menos que os 15,6% em 2016.

No caso dos pesados, “nos 12 meses de 2019 as matrículas totalizaram 5.575 unidades, o que representou um decréscimo do mercado de 1,2%”, enquanto no caso dos ligeiros de mercadorias, as vendas caíram 2,1% para 38.454 unidades.

“Nos 12 meses de 2019 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 223.799 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 2% relativamente a período homólogo de 2018″, nota a ACAP. Considerando apenas os ligeiros (de passageiros e mercadorias), foram matriculados 262 mil veículos.

A Renault voltou a ser a líder do mercado, comercializando mais de 29 mil unidades no ano passado, ainda assim uma quebra de 7,1% face aos 12 meses de 2018. Manteve o lugar cimeiro no ranking, ficando à frente da Peugeot e da Mercedes, a segunda e terceira marcas mais vendidas no mercado português.

(Notícia atualizada às 16h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros caíram no ano passado. Foram matriculados 262 mil ligeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião