Adesão de 90% na saúde, 60% na Justiça e há mais de 1.500 escolas fechadas

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2020

A greve da Administração Pública está a ter uma adesão de 90% na área da Saúde, 60% na Justiça e obrigou ao fecho de mais de 1.500 escolas. A adesão na área da Saúde foi a maior de sempre.

A greve desta sexta-feira da Administração Pública está a ter uma adesão de 90% na área da Saúde, 60% na Justiça e obrigou ao fecho de mais de 1.500 escolas, segundo a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap).

O secretário-geral da Fesap, José Abraão, falava junto ao Parlamento, onde uma delegação de dirigentes sindicais foi recebida pelo vice-presidente da Assembleia da República.

Em declarações aos jornalistas, o dirigente sindical disse que a adesão na área da Saúde, de cerca de 90%, foi a maior de sempre, na Justiça chega aos 60% e obrigou ao fecho de mais de 1.500 escolas.

Os trabalhadores da Administração Pública cumprem esta sexta-feira uma greve nacional, a primeira da atual legislatura, e realizam uma manifestação à tarde, em Lisboa.

A Frente Comum da Administração Pública, da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP), convocou em dezembro uma manifestação nacional para esta sexta-feira contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%, a que se seguiu o anúncio de greves nacionais por parte das estruturas da União Geral de Trabalhadores (UGT) – a Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e a Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Várias organizações setoriais marcaram também greves esta sexta-feira, como são os casos da Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas do Diagnóstico e Terapêutica.

Esta é a primeira greve nacional da Função Pública desde que o atual Governo liderado por António Costa tomou posse, em 26 de outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), marcada para 6 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adesão de 90% na saúde, 60% na Justiça e há mais de 1.500 escolas fechadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião