Alojamento local bate hotéis e cresce cinco vezes mais

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2020

O número de dormidas em alojamentos locais ultrapassou a fasquia dos dez milhões, o que representa um crescimento de 15% face a 2018 e cinco vezes mais do que a subida de 3,1% nos hotéis tradicionais.

O número de dormidas em alojamentos locais cresceu 15% no ano passado, o que compara com uma subida nos hotéis de apenas 3,1%. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) dizem respeito a um ano de recordes batidos pelo turismo em Portugal revelam que as dormidas neste tipo de estabelecimentos já representam mais de 14% do total de pernoitas de visitantes.

Segundo a análise do Diário de Notícias (acesso condicionado), na hora de escolher onde passar a noite, pela primeira vez no ano passado o número de dormidas em alojamentos locais ultrapassou a fasquia dos dez milhões, o que representa um crescimento de 15% face a 2018 e cinco vezes mais do que a subida de 3,1% nos hotéis tradicionais. Também as receitas foram superiores à hotelaria com os proveitos totais a aumentarem 20,6% em 2019, para mais de 377 milhões de euros.

Contudo, o presidente da Associação do Alojamento Local (ALEP) em declarações ao DN alerta que estes valores “revelam apenas a ponta de um icebergue” do setor em Portugal, já que o INE contabiliza apenas os estabelecimentos com dez ou mais camas, o que segundo Eduardo Miranda, representa apenas 20% do total de camas e cerca de 20% os estabelecimentos deste tipo no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alojamento local bate hotéis e cresce cinco vezes mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião