Liga assegura a profissionais de futebol seguro válido até final da época

  • ECO Seguros
  • 25 Março 2020

A Liga Portugal e a SABSEG alcançaram entendimento para que os seguros dos profissionais de futebol possam ser pagos de modo faseado até final do ano civil.

Em comunicado, as partes explicam que o acordo atende à difícil época desportiva, condicionada pela pandemia COVID-19. Adicionalmente, o Seguro de Acidentes de Trabalho não pode ser anulado ou suspenso, dado existirem contratos de trabalho em vigor, com dezenas de jogadores lesionados e cujo salário e tratamentos continuam a ser suportados pelo seguro.

Acresce a estes aspetos, o facto de os jogadores estarem domiciliados a treinarem-se com planos individualizados, não impedir o risco de aparecimento de uma lesão. Ainda, de acordo com o anunciado, no sentido de mitigar o impacto que a suspensão dos Campeonatos do Futebol Profissional trará aos clubes, a Liga e a corretora SABSEG alcançaram um entendimento.

Assim, o comunicado concretiza: “a SABSEG acordou com a Seguradora que suporta os seguros de Acidentes de Trabalho dos jogadores profissionais, no âmbito deste acordo Liga Portugal/SABSEG, que “caso os campeonatos sejam reativados e terminem até 30/06/2020, como se espera, a Liga Portugal e a SABSEG irão assinar com os Clubes, no âmbito do acordo Liga Portugal/SABSEG, um compromisso de pagamento faseado até 31/12/2020, conseguindo manter os seguros válidos até final desta época desportiva 2019-20”.

Sem prejuízo desta “decisão imediata, a Liga Portugal e a SABSEG continuam a monitorizar esta situação e comunicam qualquer alteração que venha a existir”, acrescenta a fonte.

“Cientes da problemática” que envolve este momento, em que “todos temos de fazer um enorme esforço” para que esta crise vírica e económica seja ultrapassada, “este será o nosso contributo para minorar o impacto tão negativo que os clubes estão a atravessar”, refere o comunicado conjunto Liga Portugal/SABSEG.

A 12 de março a LPFP anunciou a suspensão das competições devido à pandemia da covid-19 e não existe ainda uma data para retomar das provas.

O organismo liderado por Pedro Proença já havia informado, esta semana, que estava a negociar com parceiros e entidades do setor segurador medidas para alargar prazos no pagamento dos seguros. Trata-se de “uma situação absolutamente excecional e esta moratória [de tempo a determinar] no pagamento já significaria um alívio importante no orçamento dos nossos clubes”, explicou o presidente da LPFP.

A corretora SABSEG e a Liga Portuguesa de Futebol (LPFP) têm um protocolo através do qual os associados podem usufruir de diagnóstico e aconselhamento gratuito relativamente aos riscos inerentes à sua atividade. A SABSEG Desporto Seguro é uma sociedade detida em conjunto pela LPFP e pela SABSEG Corretor de Seguros.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e encerramento de fronteiras. As atividades desportivas oficiais foram suspensas em muitos países e os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 adiados para 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liga assegura a profissionais de futebol seguro válido até final da época

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião