Moody’s alerta para deterioração da dívida na Europa apesar de pacote de ajuda

  • Lusa
  • 14 Abril 2020

Agência de rating aponta para uma “deterioração dos perfis de crédito, sobretudo em países que já contam com um rácio elevado de dívida face ao PIB, apesar do pacote de ajuda aprovado pelo Eurogrupo.

A agência de rating Moody’s alertou esta terça-feira para a deterioração da dívida dos países europeus assolados pela pandemia de covid-19, apesar do pacote de ajuda aprovado pelo Eurogrupo, de acordo com um comunicado.

A reunião de ministros das Finanças aprovou um pacote de cerca de 540 mil milhões de euros em várias medidas de apoio, no passado dia 9 de abril, mas ainda assim a Moody’s aponta para uma “deterioração dos perfis de crédito, sobretudo em países que já contam com um rácio elevado de dívida face ao PIB [Produto Interno Bruto]”.

A agência acredita que “o pacote, no geral, será mais benéfico para suportar a dívida de Estados-membros cujo financiamento seria mais caro se fosse angariado individualmente”.

A Moody’s disse ainda que um “fundo de recuperação conjunto – ainda que temporário – aliviaria a pressão para a redução nos perfis de crédito, se os seus recursos fossem alocados em grande parte aos países mais afetados pela pandemia”.

Recordando que a decisão sobre esta questão será da responsabilidade dos chefes de Estado, a Moody’s acredita que é “improvável” que um programa de recuperação inclua coronabonds ou instrumentos financeiros semelhantes.

“Pelo contrário, esperamos que os Estados-membros tenham eles próprios que financiar a maioria dos custos da pandemia”, sublinhou.

A agência de rating analisou as medidas aprovadas no dia 9 de abril, que irão ser usadas em conjunto com 750 mil milhões do Banco Central Europeu (BCE) num programa a que chamou Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP).

A Moody’s tem dúvidas sobre a adesão dos países ao financiamento do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), de perto de 240 mil milhões de euros, nomeadamente no caso de Itália, devido a “oposição doméstica intensa”.

Quanto ao apoio a esquemas de desemprego temporário também aprovado, o ‘SURE’, a Moody’s aponta que o valor em causa, de 100 mil milhões de euros, é “relativamente pequeno”, tendo em conta programas que estão a ser aplicados pelos países individualmente.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s alerta para deterioração da dívida na Europa apesar de pacote de ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião