BCE apoia medidas adotadas pelos bancos centrais nacionais na Zona Euro

  • Lusa
  • 15 Abril 2020

Medidas anunciadas pelas autoridades supervisoras nacionais desde 11 de março libertarão mais de 20.000 milhões de euros de capital básico dos bancos da Zona Euro.

O Banco Central Europeu (BCE) apoia as medidas nacionais na Zona Euro para reduzir as “almofadas” de capital dos bancos, que vão libertar capital para absorver perdas e apoiar o crédito no valor de 20.000 milhões de euros.

A entidade informou esta quarta-feira que estas medidas para enfrentar o impacto no setor financeiro da pandemia da covid-19 complementam as adotadas pelo BCE.

O BCE analisou as notificações enviadas pelas autoridades nacionais de supervisão para cada medida proposta sobre os requisitos de capital e não pôs qualquer objeção, pelo que apoia que se reduzam aquelas exigências de capital, incluindo a reserva de capital anticíclico, exigida aos bancos em tempos de bonança, para poder absorver perdas em épocas difíceis.

As medidas anunciadas pelas autoridades supervisoras nacionais desde 11 de março libertarão mais de 20.000 milhões de euros de capital básico dos bancos da Zona Euro, segundo o BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE apoia medidas adotadas pelos bancos centrais nacionais na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião