O que esperam os consumidores das marcas durante a Pandemia?

Há semanas que os cidadãos estão confinados aos metros quadrados das casas. Com os negócios também de portas fechadas, vale a pena as marcas comunicarem? Os consumidores dizem que sim.

As questões são levantadas por um novo estudo publicado pela Unruly e entre as principais conclusões está a de que os consumidores querem que as marcas continuem a comunicar, mesmo durante o covid-19. Para ajudar as marcas a adaptarem-se a estes tempos mais incertos, a agência questionou mais de 2500 consumidores de todo o mundo, e chegaram à conclusão que há oportunidades para as marcas criaram relação com os seus clientes, mesmo quando o sentimento é de desconfiança em relação ao futuro.

É uma verdade que a pandemia veio alterar comportamentos de consumo: aumentou o consumo de conteúdos em smartphones, passámos a dedicar mais tempo, por exemplo, ao exercício em casa e até em tarefas domésticas e a gastar mais em compras online em produtos como beleza, mas também de saúde e bem-estar, equipamentos para exercício, jardinagem e até automóveis.

E a magnitude da mudança de comportamentos, refere o estudo, exige que as marcas adaptem as suas estratégias de comunicação ao momento, sem desaparecerem da vida dos consumidores, mas sim criando uma “conversa” dentro do contexto em que vivemos.

“Os consumidores querem que as marcas continuem a fazer publicidade durante a pandemia, apenas 5% expressaram o contrário. E há o um desejo claro em todas as faixas etárias, que as marcas possam trazer um sentimento de continuidade e normalidade. E Isso revela uma oportunidade para que as marcas se envolvam com o público sem terem que reinventar as suas mensagens” refere o estudo.

O que querem então os consumidores ouvir das marcas? As respostas no estudo variam segundo as faixas etárias desde: sentirem-se informados, acompanhados e até entretidos através de conteúdos. Ou seja, num momento de alguma fragilidade emocional esperam que as marcas os mantenham informados, protegidos e felizes, conclui o estudo.

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