Portugal conta 18.841 infetados com coronavírus. Mortes sobem para 629

Portugal confirmou mais 750 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, registando um total de 18.841 doentes. Cerca sanitária em Ovar vai ser levantada no fim de semana.

Foram confirmados 750 novos casos de coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, registando-se um total de 18.841 doentes com Covid-19. Por outro lado, há mais 30 vítimas mortais devido ao vírus, com o número de mortes a subir para 629, segundo o último balanço da Direção-Geral de Saúde.

Em relação aos novos casos, trata-se de um crescimento de 4,5% face ao dia anterior, confirmando-se a tendência de “planalto” já anunciado pelas autoridades de saúde, e isto numa altura em que o Presidente da República se prepara para renovar o estado de emergência até ao início de maio com medidas menos restritivas.

Verificaram-se ainda subidas no número de internamentos nos hospitais e de doentes em situação mais grave e que estão em unidades de cuidados intensivos: estão hospitalizadas 1.302 pessoas, mais 102 do que no dia anterior; desta, 229 estão internadas em unidades de cuidados intensivos, mais 21 do que anteriormente.

A boa notícia vem do número de recuperados: são mais 110 recuperações no último dia, totalizando já as 493 recuperações.

O Norte continua a ser a região do país mais castigada: mais de 11 mil casos e 355 mortes registadas até ontem. Representa cerca de 60% do total de infeções e 56% do total de vítimas mortais da pandemia de Covid-19. Seguem-se as regiões de Lisboa e Vale do Tejo (4.237 pessoas infetadas e 115 mortes) e do Centro (2.756 casos e 146 mortes).

Todos estes dados dizem respeito às 24 horas do dia anterior, não sendo contabilizadas informações após essa hora.

Por concelhos, Lisboa concentram o maior número de casos de infeções, com 996 casos. Seguem-se quatro concelhos da zona do Grande Porto: Porto (988 casos), Vila Nova de Gaia (956), Matosinhos (824) e Gondomar (777).

Na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde revelou ainda que há 2.131 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, entre os quais 396 são médicos e 566 enfermeiros.

Somam-se 1.169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde infetados, revelou António Lacerda Sales.

Autoridades levantam cerca sanitária a Ovar no fim de semana

A diretora-geral de Saúde, Graças Freitas, adiantou ainda que as autoridades vão levantar o cerca sanitária a Ovar este fim de semana porque o surto do vírus está agora controlado. Segundo o boletim epidemiológico, Ovar contabiliza 483 infetados.

“Está previsto para dia 18 ou dia 19. Está a ser analisado a nível nacional”, revelou Graças Freitas, referindo que a proposta de levantamento da cerca sanitária já foi submetido “superiormente” para decisão.

“Felizmente, a evolução da situação em Ovar e a avaliação do risco epidemiológico indicam que já não é uma situação especial. Ou seja, Ovar tem características de epidemia semelhantes às de outras zonas do país. O surto está controlado“, acrescentou a responsável pela autoridade de saúde nacional.

Graça Freitas lembra que, além da evolução positiva do surto, o fator social também influenciou esta decisão, falando de “uma população que foi sujeita a um maior stress por estar sob medidas especiais“.

(Notícia atualizada às 13h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal conta 18.841 infetados com coronavírus. Mortes sobem para 629

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião