Matos Fernandos diz que rendas em Lisboa já se estão a ajustar ao vírus
Em entrevista ao Público, o ministro do Ambiente e da Acção Climática antecipa que o arrendamento de longa duração venha a emergir de novo no centro das cidades, devido à pandemia de Covid-19.
O ministro do Ambiente e da Acção Climática (MAAC), João Pedro Matos Fernandes, considera que os preços das rendas em Lisboa já se estão a ajustar ao surto de Covid-19. Em entrevista ao Público (acesso condicionado), o governando diz esperar mais alterações na configuração dos centros urbanos, numa altura em que o Executivo está a trabalhar num novo programa com várias medidas para relançar a economia.
“Já aparece hoje, sobretudo em Lisboa, alguma oferta de casas para arrendamento com preços que não têm nada que ver com o que era há dois ou três meses“, diz Matos Fernandos, ao Público, sobre as mudanças que vê na vivência das cidades em Portugal. Com o coronavírus, o teletrabalho e o confinamento generalizaram-se, diminuindo deslocações e aumentando a qualidade do ar e do som.
O MAAC apresentou um plano de investimentos que prevê dois mil milhões de euros para projetos públicos e outros 350 milhões em apoios públicos a projetos privados. O governante espera que os investimentos feitos na reabilitação do património imobiliário tendam a transformar-se em valores mais seguros e mais perenes. “O mercado de arrendamento de longa duração vai mesmo emergir no centro das cidades e com isso vamos ter centros históricos muito mais vivos e menos deslocações“, acrescentou Matos Fernandes, ao Público.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Matos Fernandos diz que rendas em Lisboa já se estão a ajustar ao vírus
{{ noCommentsLabel }}