Carnegie Mellon Portugal apoia 10 projetos de investigação com 21 milhões de euros

  • Lusa
  • 23 Abril 2020

O Programa Carnegie Mellon Portugal vai apoiar dez projetos que abrangem as áreas das ciências e engenharia de dados, inteligência artificial, design e engenharia aplicada a problemas sociais.

Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) anunciou esta quinta-feira que vai apoiar, com um financiamento de 21 milhões de euros, 10 projetos de investigação nas áreas das ciências e engenharia de dados, inteligência artificial, aprendizagem automática, design e engenharia.

Inicialmente previsto para financiar “três ou quatro projetos”, o concurso, lançado em maio de 2019 pela Agência Nacional de Inovação (ANI), acabou por selecionar, de total de 17 propostas, 10 projetos que receberão o financiamento por um período de três anos.

“Foi uma excelente surpresa ver o número de candidaturas, mas acima de tudo o elevado número de projetos aprovados. Temos algumas das melhores empresas nacionais envolvidas no programa durante os próximos três anos o que nos deixa extremamente empolgados com os resultados que poderemos alcançar através destas parcerias”, refere o codiretor nacional do programa, Rodrigo Rodrigues, num comunicado do CMU divulgado eta quinta-feira.

Os projetos, que vão ser liderados por 10 empresas nacionais em parceria com 13 instituições de investigação das Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa, Minho e do Porto e sete departamentos diferentes da Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos, vão responder “a problemas nos setores da saúde, prevenção de fogos florestais, gestão de dados e tradução simultânea”.

Abrangendo as áreas das ciências e engenharia de dados, inteligência artificial e aprendizagem automática, design e engenharia aplicada a problemas sociais, mobilidade e autonomia, os projetos “refletem o compromisso do CMU Portugal em promover a internacionalização de universidades, centros de investigação e empresas portuguesas”, acrescenta Nuno Nunes, também codiretor nacional do programa.

Segundo o comunicado, globalmente, estes projetos representam um investimento total de 21 milhões de euros, dos quais 11,4 milhões de euros são financiados pelo programa Compete 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), seis milhões de euros pela Universidade Carnegie Mellon e 3,5 milhões de euros por empresas portuguesas na área das tecnologias de informação e comunicação.

Este concurso integra um “mais amplo” lançado pelo programa Compete 2020, ANI e FCT no âmbito da iniciativa “Go-Portugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal” e que resultou num total de 25 projetos selecionados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carnegie Mellon Portugal apoia 10 projetos de investigação com 21 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião