Trump sugere injeção de desinfetante para tratar coronavírus

  • ECO e Lusa
  • 24 Abril 2020

O presidente dos Estados Unidos pediu que os cientistas investigassem o o uso de raios ultravioleta e a injeção de desinfetantes no tratamento de doentes infetados pelo novo coronavírus.

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, sugeriu que a irradiação ultravioleta “para dentro do corpo” e a injeção com lixívia e outros desinfetantes nos pulmões poderá ser eficaz no tratamento de doentes infetados pelo novo coronavírus.

A sugestão de Donald Trump surgiu após William Bryan, responsável científico do Departamento de Segurança Interna dos EUA, ter apresentado um estudo preliminar que conclui que a transmissão do vírus pode ser travada pela exposição à luz solar e à humidade. Além disso, os investigadores apontam ainda que o vírus pode ser morto com desinfetantes comuns como a lixívia e o álcool isopropílico.

Assim, durante a conferência de imprensa diária, o presidente dos EUA, partiu destas informações e deixou a sua sugestão. “Suponhamos que irradiamos o corpo com luz ultravioleta, ou com uma luz muito forte, e acho que você disse que não testaram isso, mas que vão testar”, disse Donald Trump, dirigindo-se a Deborah Birx, responsável por coordenar a resposta da Casa Branca no combate à pandemia.

E prosseguiu a sugestão: “Suponhamos que põem a luz dentro do corpo, o que pode ser feito através da pele ou de outra forma qualquer. E acho que disse que também vão testar isso”, acrescentou.

Logo a seguir, o presidente dos EUA teve outra ideia e questionou se seria possível colocá-la em prática. “Vejo que um desinfetante é capaz de matar o vírus num minuto. Um minuto. Haverá alguma forma de estudarmos a possibilidade de injetar desinfetante numa pessoa ou fazer uma espécie de limpeza nos pulmões?”, questionou.

Para Donald Trump “seria interessante” estudar todas estas opções, sublinhando que não é médico, pelo que sugeriu que os investigadores recorressem a testes médicos para testar estes tratamentos.

A comunidade cientifica já veio reagir às declarações do presidente norte-americano, alertando que as sugestões são extremamente perigosas e podem até matar pessoas. “A noção de que se possa curar uma doença injetando ou ingerindo qualquer produto de limpeza que seja é irresponsável e muito perigoso”, disse Vin Gupta, pneumologista à CBNC (acesso livre, conteúdo em inglês), acrescentando que “beber desinfetante é o que as pessoas normalmente fazem quando se querem suicidar”.

Também Megan Ranney, médica no Rhode Island Hospital/Brown University, reprimiu a sugestão de Trump e alertou que a tentativa poderia causar queimaduras solares, cancro de pele ou outras consequências perigosas. “Expor-se ao sol ou a lâmpadas UV de alta intensidade não vai tratar o Covid-19″, disse a médica à CNN. “Não quero que as pessoas pensem que esta é outra cura milagrosa”.

Sugestão de uso de desinfetantes foi “sarcástica”, diz Trump

Donald Trump veio esclarecer, esta sexta-feira, que as suas observações sobre possíveis injeções de desinfetante para combater o novo coronavírus foram “sarcásticas”. “Fiz uma pergunta sarcasticamente aos jornalistas”, declarou hoje o Presidente norte-americano, quando questionado sobre os seus comentários acerca da eficácia de desinfetantes para combater a pandemia de Covid-19.

Horas antes, a porta-voz da Casa Branca Kayleigh McEnany tinha oferecido uma outra explicação, referindo que as palavras do Presidente tinham sido tiradas do contexto. “O Presidente disse repetidamente que os americanos devem consultar médicos sobre o tratamento para o coronavírus”, disse Kayleigh McEnany, num comunicado.

(Notícia atualizada às 18h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump sugere injeção de desinfetante para tratar coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião