Bernie Sanders desiste da corrida à Casa Branca. Biden deverá ser o candidato democrata contra Trump

O senador Bernie Sanders desistiu da campanha para ser o candidato democrata nas eleições presidenciais dos EUA. Joseph Biden torna-se o presumível nomeado do partido para concorrer contra Trump.

O senador Bernie Sanders, eleito por Vermont, desistiu da campanha para ser o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos EUA, avançou o The New York Times. Desta forma, Joseph Biden torna-se o presumível candidato democrata para concorrer contra o presidente incumbente, o republicano Donald Trump, nas eleições presidenciais que estão marcadas para 3 de novembro.

O jornal norte-americano destaca que a desistência de Bernie Sanders acontece depois de várias derrotas contra Biden nas primárias em curso, começando pela Carolina do Sul no final de fevereiro e culminando com os estados do Michigan e Florida no passado mês de março. Além disso, o surgimento da pandemia do coronavírus deixou Bernie Sanders virtualmente sem hipóteses de derrotar o colega democrata.

A desistência de Sanders deixa o movimento progressista sem uma voz proeminente na corrida à Casa Branca. O The New York Times recorda que o caminho de Sanders rumo à presidência dos EUA tinha começado há cerca de cinco anos, período no qual o senador foi ganhando cada vez mais expressão e relevância, sagrando-se “campeão da classe trabalhadora, porta-estandarte do liberalismo americano e líder de uma revolução política” com o seu “estilo próprio”.

Esta era a segunda vez que Bernie Sanders concorria à nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais. Autointitulando-se “socialista” e defensor de um sistema de saúde público nos EUA, Sanders falhou, porém, em angariar novos eleitores jovens para o partido. Segundo o jornal, também não foi capaz de mobilizar o eleitorado afro-americano a seu favor, o que era “crucial” dada a base de eleitores do partido.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bernie Sanders desiste da corrida à Casa Branca. Biden deverá ser o candidato democrata contra Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião