Portugal quer emitir até 1.250 milhões em dívida de curto prazo na próxima semana

Após ter feito uma venda sindicada na semana passada, a agência que gere a dívida portuguesa vai regressar ao mercado para colocar bilhetes do Tesouro com maturidade de três e 11 meses.

Portugal vai regressar ao mercado de dívida na próxima semana. Depois de ter anunciado um ajustamento no programa de financiamento devido ao surto de Covid-19, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai emitir dívida de curto prazo. Serão até 1.250 milhões de euros em bilhetes do Tesouro (BT).

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 15 de abril pelas 10h30 dois leilões das linhas de BT com maturidades em 17 de julho de 2020 e 19 de março de 2021, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros”, anunciou a agência liderada por Cristina Casalinho.

A última vez que Portugal emitiu títulos com estas maturidades foi a 19 de fevereiro. Na altura, o país colocou 950 milhões de euros em BT a 11 meses, com um juro de -0,484% e uma procura 1,47 vezes acima da oferta. Já no caso dos BT a três meses, obteve 300 milhões de euros com uma taxa de -0,50% uma procura 3,49 vezes superior à oferta.

Portugal tem-se financiado persistentemente, a curto prazo, com juros negativos, mas o surto de Covid-19 tem causado perturbações no mercado e levou o Banco Central Europeu a estender a rede de segurança com um programa de emergência para permitir aos países do euro financiar-se para responder à crise pandémica.

Para responder ao aumento da despesa com o surto, o Governo alargou a margem do Tesouro para se financiar no mercado. No total, são 89 mil milhões, em vários instrumentos de financiamento (dos quais 20 mil milhões de euros em BT), sendo que no OE estavam inscritos apenas 46 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer emitir até 1.250 milhões em dívida de curto prazo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião