Gasolineiras reforçam margens comerciais

  • ECO
  • 27 Abril 2020

O valor médio da margem comercial da gasolina subiu sete cêntimos e do gasóleo cinco cêntimos. A ENSE está atenta a eventuais situações de especulação.

Este ano, as gasolineiras voltaram a subir as suas margens comerciais, com o valor médio na gasolina a tocar os 25 cêntimos (mais sete cêntimos do que em 2019) e os 24 cêntimos no gasóleo (mais cinco cêntimos do que em 2019). A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) está atenta a eventuais situações de especulação, avança o Correio da Manhã, esta segunda-feira.

Segundo o jornal, uma análise ao preços de venda ao público permite perceber que o intervalo dos ganhos das gasolineiras está a variar, este ano, entre os 39 cêntimos e os 15 cêntimos na gasolina e os 30 cêntimos e os 17 cêntimos, no gasóleo. Em ambos os casos, estes são valores mais elevados do que aqueles que se praticavam em 2019.

De notar, contudo, que a margem comercial não é um sinónimo direto de lucro, já que sobre esta fatia incidem ainda os custos com a venda, nomeadamente as rendas dos postos de combustível. E os impostos e taxas? Estes representam mais de metade do preço dos combustíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolineiras reforçam margens comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião