Empresas de crédito ao consumo evitam moratórias

  • ECO
  • 27 Abril 2020

Há empresas de crédito que aderiram à moratória privada desenhada pelo setor, mas estão a tentar convencer os clientes a não suspender o pagamento das prestações, sugerindo alternativas desvantajosas.

Das 25 empresas associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), apenas 15 aderiram à moratória que entrou em vigor a 10 de abril e que tem como objetivo apoiar as famílias mais afetadas pela pandemia de coronavírus. Entre as que aderiram, também há algumas que estão agora a alterar os juros e a cobrar comissões que não estavam no contrato. A Deco já começou a receber queixas, avança o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

“As pessoas estão numa grande angústia, ou porque estão em lay-off, ou no desemprego, ou trabalhavam a recibos verdes e não têm apoio da Segurança Social. Há pessoas desesperadas, sem dinheiro para comprarem alimentos“, conta Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da Deco. “Já começamos a ter algumas queixas relacionadas com as empresas de crédito ao consumo“, acrescenta, adiantando há empresas que, que concedendo uma moratória, “alteram os juros e cobram comissões que não estavam no contrato“.

De acordo com o Diário de Notícias, uma parte considerável das empresas associadas da ASFAC não aderiu às moratórias e, entre as que aderiram, há algumas que estão a afirmar, num primeiro momento, não o ter feito. Outras estão mesmo a tentar convencer os clientes a renegociar a dívida, com condições desvantajosas para os consumidores, em alternativa à suspensão do pagamento das prestações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas de crédito ao consumo evitam moratórias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião