Portuguesa Atlas associa-se à japonesa Sompo para expandir seguro agrícola

  • ECO Seguros
  • 27 Abril 2020

A mediadora juntou-se à Sompo International, a terceira maior seguradora do Japão e torna-se a primeira MGA agrícola da península ibérica. Começa com os Vinhos Verdes, a maior apólice de Portugal.

A mediadora Atlas Segurmina aliou-se à Sompo International, seguradora baseada nas Bermudas, filial do terceira maior seguradora japonesa, para constituir a primeira MGA –managing general agent do setor agrícola na peninsula ibérica. Uma MGA, é uma entidade que, não sendo seguradora, tem poder de subscrição de riscos atribuído por uma seguradora.

Frederico Bernardino, CEO da Atlas: “Esta é uma parceria com soluções inovadoras e alternativas ou complementares à oferta disponível em Portugal. Passamos a subscrever seguros agrícolas, com a chancela da Sompo”.

O objetivo desta parceria é oferecer apólices de seguros agrícolas, incluindo seguros pecuários e florestais de risco de incêndio. A primeira consequência desta parceria, para a Atlas, foi a conquista da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a maior apólice de seguro agrícola em Portugal que cobre 61 mil parcelas de terreno, no total de mais de 16 mil hectares pertencentes a 15 mil produtores na região.

Em Portugal, menos de 10% da área cultivada está abrangida por apólices de Seguro, que no setor agrícola se dividem entre o risco de incêndio e de colheitas, sendo parte dos prémios subsidiados por instrumentos geridos pelo ministério da Agricultura. Apenas três seguradoras operam no Seguro agrícola que em 2019 obteve prémios de 27,8 milhões de euros, liderando a Tranquilidade/Açoreana com 46,5% de quota de mercado, seguida da CA Seguros – que utiliza a rede da Caixa Agrícola para distribuição – com 28% e a Fidelidade que detém 25,5% do nercado.

“Esta é uma parceria inédita, com soluções inovadoras e alternativas ou complementares à oferta disponível em Portugal” afirma Frederico Bernardino, CEO da Atlas, “passamos a subscrever seguros agrícolas com a chancela da Sompo”.

A parceria entre a Atlas e a Sompo é estabelecida através da plataforma de seguros agrícolas AgriSompo, e estabelece uma oferta de apólices de seguros agrícolas tradicionais e soluções de risco adaptadas às necessidades portuguesas, fazendo chegar ao mercado nacional novos produtos de incêndio para riscos florestais e pecuários, estes com a novidade de serem alargados a todos os animais.

A AgriSompo subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, tem uma carteira de prémios superior a mil milhões de dólares, 30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português, sendo este, segundo a Atlas, “um fator decisivo na hora de garantir condições competitivas e credibilidade no setor dos seguros”.

Frederico Bernardino afirma ainda que a Atlas disponibiliza “soluções de risco à medida de cada agricultor e em sintonia com as necessidades reais da agricultura portuguesa. Pretendemos garantir que os agricultores estão protegidos e contrariar a tendência que se verifica, em Portugal, de não se fazer seguros no setor agrícola”, conclui.

Comentando esta associação, Kris Lynn, Chairman da AgriSompo e Vice-presidente de Global Agriculture da Sompo International, afirma que “para além da crescente presença da Agrisompo em mercados agrícolas chave em todo o mundo, esta nova parceria permite introduzirmos novos produtos e tecnologias à medida desta região”. Lynn acrescenta que “combinando a experiência da Sompo em seguros de colheitas com a reputação e rede da Atlas no mercado português, vamos oferecer soluções que fazem sentido para as necessidades dos nossos clientes”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Atlas associa-se à japonesa Sompo para expandir seguro agrícola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião