Futebol já tem data de regresso. Primeiro jogo da Liga Portuguesa é a 4 de junho

  • ECO
  • 12 Maio 2020

Anúncio foi feito pela Liga de Futebol, depois de o Governo ter permitido que se realizem jogos à porta fechadas a partir do fim de semana de 30 e 31 de maio.

O campeonato de futebol profissional vai voltar a 4 de junho. O anúncio foi feito pela Liga Portuguesa, no seguimento da decisão do Governo de permitir que a Liga Nos possa ser retomada a partir do fim de maio, com jogos à porta fechada.

“Por forma a garantir que são rigorosamente vistoriados os estádios e realizados os testes médicos a todos os profissionais envolvidos nos jogos e na respetiva organização, está apontada a data de 4 de junho de 2020 para o primeiro jogo da 25.ª jornada da Liga Nos“, anunciou a Liga Portuguesa em comunicado.

Esta fase de vistorias vai servir para verificar se os estádios efetivamente cumprem os requisitos definidos no parecer técnico da Direção Geral de Saúde. “Ao longo dos últimos dias, as várias entidades têm levado a cabo sucessivas reuniões de alinhamento para que a retoma possa acontecer em segurança e com todas as medidas de proteção que mitiguem os riscos do regresso à atividade”, explica.

A DGS, em conjunto com a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), elaborou 14 medidas que devem ser tomadas para que o desporto regresse aos relvados. Entre as principais está a realização de testes de diagnóstico periódicos, treinos individuais nos primeiros 14 dias, isolamento obrigatório no decorrer do campeonato ou uso obrigatório de máscaras em todos os locais fechados.

Além dos jogadores e equipas técnicas, há mudanças também para os adeptos. As competições vão acontecer à porta fechada e no menor número possível de estádios. Estes estádios selecionados devem ser aprovados, para o efeito de retoma destas atividades desportivas, pela Autoridade de Saúde Regional.

“Antecipa-se que este trabalho conjunto da DGS, da FPF e da Liga Portugal sirva de modelo para a retoma de outras atividades económicas, pretendendo-se que esta competição profissional forneça um exemplo das boas práticas que esta pandemia nos impõe”, acrescenta a Liga Portuguesa.

O campeonato foi suspenso em março devido ao risco de contágio de Covid-19. O FC Porto lidera com 60 pontos, mais um do que o Benfica, que está na segunda posição, enquanto o Sporting de Braga é terceiro com 46 pontos cada.

(Notícia atualizada às 19h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futebol já tem data de regresso. Primeiro jogo da Liga Portuguesa é a 4 de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião