Argo penalizada por exposição internacional à covid-19 no primeiro trimestre

  • ECO Seguros
  • 13 Maio 2020

A companhia cresceu em prémios no mercado dos EUA, mas as despesas com catástrofes e exposição internacional à pandemia pesaram nas contas do primeiro trimestre.

O Argo Group, entidade controlada por uma sociedade holding sediada nas Bermudas, contabilizou acréscimo de 8,6% no volume bruto de prémios nos Estados Unidos, o seu principal mercado, alcançando cerca de 826 milhões de dólares (cerca de 762 milhões de euros), mas apresentou deterioração do rácio combinado (indicador de rentabilidade), de 95,9% um ano antes, para 103,2% no final do primeiro trimestre de 2020.

Com o resultado operacional a cair para 12,6 milhões de dólares (41,5 milhões em idêntico período de 2019), a Argo apurou um resultado líquido negativo de 18,8 milhões (cerca de 17,4 milhões de euros), a comparar com um positivo de 91,2 milhões de dólares nos primeiros três meses de 2019.

De acordo com o anunciado, os números refletem quebra de rentabilidade na atividade de subscrição e acréscimo de perdas decorrentes das coberturas, em particular despesas com catástrofes.

Kevin Rehnberg, CEO do grupo Argo, citado no comunicado, comentou: “Registámos forte crescimento em prémios e resultados operacionais positivos, mas não estamos satisfeitos com o desempenho global.” Admitindo que a companhia perspetiva impacto negativo da covid-19 sobre a receita com prémios, Rehnberg adiantou que o grupo vai focar-se na “maximização da rentabilidade em subscrição e aproveitar oportunidades de investimento”.

Nas operações internacionais, onde a holding reconhece ter sido atingida pelo impacto da pandemia (covid-19), a Argo registou um recuo ligeiro (-0,3%) no volume bruto de prémios (349,2 milhões de dólares), enquanto o valor líquido de novos contratos decresceu perto de 10%, em variação homóloga, para 132,3 milhões de dólares (122 milhões de euros).

O resultado da atividade de subscrição no segmento internacional caiu mais de 300%, dos 9,2 milhões de dólares alcançados entre janeiro e março de 2019, para um negativo de 19,2 milhões no trimestre equivalente de 2020. O rácio combinado passou de 93,7%, para um nível negativo de 114,7%.

A sociedade Argo Group International Holdings Ltd desenvolve atividade de subscrição (seguros e resseguros) sobretudo no ramo P&C (propriedade e danos), sendo especializada em linhas de produto e serviços desenhados para satisfazer nichos de mercado específicos (nos EUA e no mercado internacional).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Argo penalizada por exposição internacional à covid-19 no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião