FC Porto adia reunião com credores para 5 de junho. Não teve quórum para decidir sobre dívida

Sem possibilidade de ir ao mercado para se refinanciar, clube quer mais um ano para reembolsar obrigacionistas. Mas estes não compareceram para votar a proposta.

O Futebol Clube do Porto resolveu adiar a assembleia geral de obrigacionistas, em que será votada uma nota data para reembolso de um empréstimo que vence já em junho. O clube azul e branco já tinha anunciado a intenção de alterar o prazo, mas por falta de quórum teve de mudar a data da reunião.

“Após apuramento, constatou-se não se encontrar verificado o quórum constitutivo exigível para a realização da Assembleia, em primeira convocação, no próximo dia 19 de maio de 2020, pelas 15 horas. Deste modo, a Assembleia reunirá, em segunda convocação, no próximo dia 5 de junho de 2020, pelas 15 horas, por meios telemáticos”, diz o FCP, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Além da mudança na data, a percentagem mínima de obrigacionistas necessária para a apresentação de requerimento de inclusão de assuntos na ordem de trabalhos passa a ser de 2% em vez de 5%.

A SAD pretende adiar, ao longo de um ano, o pagamento da linha “FC PORTO SAD 2017-2020” que estava previsto para 9 de junho. Esta emissão de dívida foi comunicada ao mercado em maio de 2017, tendo o FC Porto anunciado na altura a venda de 35 milhões de euros. Estas obrigações pagam um juro bruto de 4,29% e o adiamento do reembolso significaria que os investidores continuariam a receber este juro até 9 de junho de 2021.

O Conselho de Administração não comunicou ao mercado a razão para o adiamento, mas as sociedades desportivas têm publicamente falado sobre as dificuldades financeiras que estão a enfrentar, já que a pandemia do Covid-19 levou à suspensão das competições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto adia reunião com credores para 5 de junho. Não teve quórum para decidir sobre dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião