Estes são os verdadeiros 9 grupos seguradores pan-europeus
Numa primeira vaga , o Regulador europeu identificou nove grandes grupos seguradores, candidatos a um novo sistema de supervisão. Têm negócios em muitos países. Cinco já estão em Portugal.
A Eiopa, organismo supervisor dos seguros na União Europeia, liderado pelo português Gabriel Bernardino, identificou os nove grupos seguradores considerados verdadeiramente pan-europeus, isto é são grandes, estão em muitos países e têm sede em um país da UE.
A identificação destes IAIG – Internationally Active Insurance Groups (Grupos seguradores internacionalmente ativos) foi conseguida através da partilha de informação dos supervisores nacionais dos 27 estados membros com a Eiopa, de acordo com alguns critérios definidos. O objetivo é que a supervisão destes grupos possa ser articulada à escala europeia, simplificando o controlo das suas atividades com ganhos de tempo e custos quer para a atividade de supervisão, quer para os próprios grupos empresariais.
O processo tem sido estimulado pela IAIS – International Association of Insurance Supervisors que reúne 190 jurisdições em mais de 140 países, propondo standards para a indústria seguradora a serem seguidos por todos os países e os critérios que, em conjunto, definem um grupo europeu são os seguintes:
- Tem prémios emitidos em três ou mais jurisdições (países) da UE;
- Pelo menos 10% dos prémios são emitidos fora do país onde se localiza a sede;
- Os ativos totais são superiores a 50 mil milhões de dólares ou os prémios emitidos são superiores a 10 mil milhões de dólares.
Embora, numa primeira análise, a IAIS tenha previsto cerca de 50 grupos passíveis de serem considerados IAIG’s, o facto é que a lista agora divulgada, identifica apenas nove grupos considerados verdadeiramente multinacionais, com sede na Europa. São eles:
- Aegon N.V. (Holanda): Tem operações em 12 países europeus com os seus maiores mercados na Holanda e Reino Unido. Está ainda em quatro países dos mercados CEE (central & eastern europe), em Espanha e em Portugal onde tem um contrato de 25 anos, celebrado em 2014, com o Banco Santander Totta para distribuição dos seus produtos.
- Ageas SA/NV (Bélgica): Está em 9 países na Ásia e, na Europa, está na Bélgica, Reino Unido, França, Turquia e Portugal onde detém as marcas Ageas Seguros, Ocidental, Média, Seguro Directo e Ageas Pensões.
- Allianz SE: Empresa com sede na Alemanha, está em 70 países por todo o mundo, mas tem mais de metade do seu negócio na Europa. A Allianz Portugal nasceu em 1999, da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, após a tomada de controlo do Grupo AGF.
- Assicurazioni Generali S.p.A.: Tem presença forte em Itália, onde tem a sede, Alemanha, França, países da Europa oriental e em países emergentes da Ásia e América Latina. Entrou em Portugal em 1942, mas estabeleceu-se com uma companhia portuguesa em 2015. Em 2019 adquiriu a Seguradoras Unidas (Tranquilidade, Açoreana, Logo) e a Advance Care.
- Grupo Mapfre: O grupo espanhol está em 100 países, nos cinco continentes dos quais 8 são países da EU. Em Portugal estabeleceu-se em 1990.
- HDI Haftpflichtverband der Deutschen Industrie V.a.G.: Com sede na Alemanha é mais conhecido pelo seu grupo Talanx, está em 150 países mas não em Portugal.
- Münchener Rückversicherungs-Gesellschaft Aktiengesellschaft in München: A Munich Re está presente em 6 países da Europa, mas não em Portugal onde, contudo, tem muitos clientes de resseguro.
- NNGroupN.V. (Holanda): A Nationale Nederlander está ativa em 18 países, na Europa, Estados Unidos e Ásia, sendo a Holanda o seu principal mercado. Não está em Portugal.
- Vienna Insurance Group AG (Áustria): a VIG tem 50 empresas em 30 países, sendo líder na Áustria e em alguns países CEE. Em Portugal está ausente.
A listagem agora divulgada é dinâmica, diz a Eiopa, sendo atualizada à medida que são identificados grupos que cumpram os critérios que permitem o estatuto de IAIG.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estes são os verdadeiros 9 grupos seguradores pan-europeus
{{ noCommentsLabel }}