Tem até hoje para pagar a primeira (ou única) prestação do IMI

Este domingo é o último dia que tem para pagar o IMI, no caso de este ser superior a 100 euros, ou pagar a primeira prestação, no caso de a taxa ser igual ou superior a este valor.

Hoje é o último dia que os proprietários têm para pagar a primeira ou única prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), dependendo do valor que este tiver. O pagamento pode ser feito de várias formas, entre elas o multibanco ou MB Way, e quem se atrasar incorre em avultadas sanções.

O prazo é o mesmo, o que muda é mesmo o número de prestações. Antes, os contribuintes que pagassem mais de 250 euros de IMI tinham a hipótese de pagar este imposto em prestações mas, no ano passado, o Governo decidiu baixar essa fasquia para os 100 euros, aliviando o peso deste imposto no bolso dos contribuintes. Assim, em termos práticos, caso o IMI seja:

  • Inferior a 100 euros, tem de ser pago numa única prestação, até ao final de maio. E, este ano, o prazo termina este domingo;
  • Igual ou superior a 100 euros, mas inferior a 500 euros, pode ser pago em duas prestações: final de maio e final de novembro;
  • Superior a 500 euros, as prestações aumentam para três: final de maio, final de agosto e final de novembro.

O pagamento deste imposto sobre imóveis pode ser feito através do multibanco, serviços de Finanças, balcões dos CTT, instituições financeiras com protocolo para o efeito e a partir de casa, via home banking ou MB Way.

Os proprietários que se atrasarem nos pagamentos podem contar com avultadas sanções — ao valor do imposto em falta somam-se os juros de mora e encargos fiscais. Quantos mais dias de atraso forem, mais alta será a multa.

Quase um quarto dos proprietários tem de pagar IMI de uma só vez

O IMI incide sobre o valor patrimonial dos imóveis sendo que, no caso dos prédios urbanos, a taxa do imposto pode ser fixada pelas autarquias num intervalo entre 0,3% e 0,45%. E cabe também às autarquias decidirem se atribuem um desconto no imposto às famílias com dependentes, sendo este de 20 euros quando haja um dependente; de 40 euros quando há dois e de 70 euros no caso de três ou mais dependentes.

De acordo com os dados cedidos pelo Ministério das Finanças ao ECO, foram emitidas 3,89 milhões de nota de pagamento do IMI este ano, sendo que 23% estão abaixo dos 100 euros e 17,2% estão acima dos 500 euros.

Os proprietários que não considerarem justo o valor a pagar de IMI podem pedir uma reavaliação do imóvel. Contudo, só podem recorrer a esta opção se não tiverem pedido uma reavaliação nos últimos três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem até hoje para pagar a primeira (ou única) prestação do IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião