Galp dispara 4,6%. Leva Lisboa a máximos de três meses

O PSI-20 valorizou mais de 2%, alinhado com os pares europeus e suportado sobretudo pela forte valorização das ações da Galp Energia.

A bolsa de Lisboa começa a semana com o pé direito. O PSI-20 valorizou mais de 2%, até máximos de quase três meses, encabeçando os ganhos na Europa, numa sessão em que a Galp Energia foi o seu principal suporte. Ações da petrolífera dispararam 4,62% para 11,21 euros.

O PSI-20 valorizou 2,2%, para os 4.425,86 pontos, nível que não era atingido deste a sessão de 6 de março. Na Europa, o Stoxx 600 avançou 1,1%.

As praças bolsistas do Velho Continente voltaram a reagir de forma positiva à reabertura das economias à medida que vão prosseguindo as fases de desconfinamento. Nem a tensão entre os EUA e a China parecem suficientes para impedir o otimismo dos investidores.

Por Lisboa, dos 18 títulos do PSI-20 apenas quatro encerraram a negociação em terreno negativo, tendo a Corticeira Amorim se mantido inalterada nos 9,22%, enquanto os restantes 13 títulos fechado em alta.

A Pharol foi a estrela da sessão, com as ações a dispararem 10,35%, para 8,42 cêntimos. Em forte alta, estiveram também os CTT. As ações dos Correios somaram 7,07%, para os 2,195 euros. Referência ainda para o avanço de 5,4%, para os 3,902 euros, por parte das ações da Nos.

Galp Energia valoriza até máximos de início de março

Contudo, a Galp Energia foi a cotada que mais gás deu ao PSI-20. As ações da petrolífera aceleraram 4,62%, para 11,21 euros, um máximo de quase três meses (6 de março) e em contraciclo com as cotações do petróleo. O barril de brent desvalorizava 0,55%, para os 37,62 dólares, no mercado londrino.

Dentro do setor da energia, a EDP Renováveis sobressaiu com um ganho de 1,85%, para os 12,14 euros, enquanto a casa mãe EDP destoou com um recuo de 0,54%, para os 4,2 euros por ação. Já o BCP avançou 1,73%, para os 10,02 cêntimos por ação.

(Notícia atualizada às 17h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dispara 4,6%. Leva Lisboa a máximos de três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião