Risco climático: Tornados e granizo causam 11,7 mil milhões de danos segurados nos EUA

  • ECO Seguros
  • 1 Junho 2020

Eventos climáticos extremos causaram perto de 2 000 milhões de dólares de danos segurados em duas regiões dos EUA só na segunda metade de maio.

A frequência de tempestades convectivas registadas durante a segunda metade de maio já eleva a previsão anual de danos materiais resultantes de tornados; ventos fortes e granizo aos 13 mil milhões de dólares (cerca de 11,7 mil milhões de euros).

Em 2019, eventos climáticos extremos e as designadas tempestades convectivas provocaram perdas (de seguros e resseguro) estimadas e 23 mil milhões de dólares. Em 2018, as perdas por causas idênticas somaram 15 mil milhões e, em 2017, o prejuízo com eventos climáticos extremos da mesma categoria já havia sido de 20 mil milhões de dólares, contabilizam fontes especializadas.

O total combinado de perdas económicas e seguradas devido a condições meteorológicas severas, ocorridas em diferentes regiões dos Estados Unidos, entre 16 e 21 de maio; 20 e 24 de maio e de 25 a 28 de maio, ultrapassará os 1 000 milhões de dólares e terá, provavelmente, um impacto económico agregado de vários milhares de milhões de dólares, estima o relatório Impact Forecasting, da unidade de previsões da corretora Aon.

No que vai de 2020, somando os estragos contabilizados até abril aos danos registados nas duas últimas semanas de maio, o custo destes eventos climáticos extremos eleva-se já aos 7 mil milhões de dólares.

Os sistemas nebulosos de células convectivas que originaram fortes quedas de granizo em San Antonio e Lubbock, no Texas, bem como no condado de Seminole, na Florida, provocaram “perdas financeiras significativas”, nota o relatório semanal da Aon para catástrofes naturais.

De acordo com a mesma fonte, além de árvores e linhas da rede elétrica derrubadas, foram comunicados danos avultados em casas, edifícios e veículos. Entre 23 e 25 de maio, houve 482 relatos de mau tempo, incluindo 42 para furacões, 281 para vento forte e 159 para tempestades de granizo, em particular a que se abateu sobre Lubbock.

As condições meteorológicas severas registadas em 21 de maio incluíram uma tempestade de granizo perto de Sanford, na Florida, a norte da área metropolitana de Orlando, que provocou precipitação de pedras de granizo com o tamanho de bolas de basebol, um “acontecimento raro” para a Florida, reportou a imprensa local recordando que, na região, eventos meteorológicos extremos com granizo de dimensão comparável só se registaram 18 vezes desde 1995.

Este é o 13º ano consecutivo em que o impacto das fortes tempestades convectivas nos EUA ultrapassou os 10 mil milhões de dólares em pagamentos segurados, o que significa um “novo normal”, relatou o Impact Forecasting.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Risco climático: Tornados e granizo causam 11,7 mil milhões de danos segurados nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião