Dow volta a cair. Nasdaq sobe e acumula cinco sessões de ganhos

O Dow Jones voltou a fechar em terreno negativo ao passo que o índice tecnológico resistiu às perdas e voltou a fechar em alta pela quinta sessão consecutiva.

Os índices norte-americanos repetiram no fecho da sessão a divergência registada na sessão anterior: o Dow Jones fechou em baixa ao passo que o Nasdaq subiu. Os investidores continuam divididos entre as boas e as más notícias sobre a recuperação económica e a evolução da pandemia nos EUA.

O Dow Jones desceu 0,15% para os 26.080,1 pontos, influenciado pelas cotadas cíclicas que estão mais expostas à crise pandémica. Já o Nasdaq, que é formado pelas cotadas “big tech”, voltou a subir: somou 0,33% para os 9.943,05 pontos, acumulando cinco sessões de ganhos. O S&P 500 ficou perto da linha de água ao subir 0,06% para os 3.115,34 pontos.

O pessimismo dos mercados veio da segunda onda de despedimentos nos EUA que manteve os pedidos de subsídios de desemprego em alta, dando mais motivos para os investidores acreditarem que a economia enfrenta uma recuperação mais lenta do que o esperado. O número de pedidos foi de 1,5 milhões na semana passada, abaixo dos 1,56 da semana anterior, mas acima dos 1,3 milhões esperados pelos economistas consultados pela Reuters.

O mercado está à espera do seu próximo grande impulso“, antecipa o analista Chuck Carlson, CEO da Horizon Investment Services, à Reuters, referindo que existem muitas notícias contraditórias que podem levar o mercado tanto para terreno positivo como negativo.

Ontem os índices norte-americanos já tinham descido, com a exceção do Nasdaq, devido ao aumento de casos relacionados com o coronavírus, principalmente em seis estados norte-americanos, o que levou à especulação sobre uma nova onda de medidas de contenção da pandemia, tal como está a acontecer em partes da China. Tal limitaria a capacidade de recuperação da economia mundial, nomeadamente numa retoma em “V”, ou seja, tão rápida quanto a quebra registada no início da pandemia.

De notar ainda a subida superior a 12% das ações do Spotify, após a empresa sueca, cotada em Nova Iorque, ter revelado que chegou a acordo com a DC e a Warner Bros para a criação de podcasts exclusivos com a narração de episódios de comics como o Superman, Wonder Woman e o Batman, além de ter anunciado uma parceria com Kim Kardashian West.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dow volta a cair. Nasdaq sobe e acumula cinco sessões de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião