Marroquinas Sanad e Atlanta acordam processo de fusão

  • ECO Seguros
  • 22 Junho 2020

A companhia resultante da fusão responderá por cerca de 11% do mercado marroquino, posicionando-se como a quarta maior entre as seguradoras do reino.

A Atlanta – Compagnie d’Assurances et de Reassurances e a Compagnie d’Assurances Sanad, passaram a ser ambas controladas pelo grupo Holmarcom, uma holding de origem familiar com atividade nos setores de seguros, agroalimentar, imobiliário e distribuição e logística.

Citado num comunicado, Mohamed Hassan Bensalah, CEO do grupo Holmarcom, manifestou orgulho pelo presente e entusiasmo no futuro: “As nossas duas empresas são semelhantes em dimensão, têm um bom desempenho e têm vindo a superar a média dos indicadores do mercado há muitos anos. Com a fusão, vamos consolidar ainda mais os nossos pontos fortes criando uma empresa mais forte, mais moderna e mais acessível.”

A reorganização estratégica da Holmarcon Finance (ramo de seguros do grupo) começou a desenhar-se em meados de 2019 e a fusão foi anunciada após reunião entre os conselhos de administração das duas seguradoras na primeira semana de junho de 2020.

Nos termos do projeto agora aprovado, a operação vai realizar-se pela troca de 11 ações do capital social da Atlanta por uma da Sanad, fazendo desta uma filial da primeira em 99,9% do capital. A absorção está sujeita a aprovação das entidades reguladoras e, sendo autorizada, deverá ficar concluída até final de setembro.

De acordo com dados de 2018 compilados pela Atlas Magazine, o mercado marroquino de seguros representava receitas de 41,345 mil milhões dirahms (aproximadamente 3,75 mil milhões de euros ao câmbio atual). Atlanta e a Sanad, respetivamente 6ª e 7ª maior em volume de negócios, detinham aproximadamente 11% de quota combinada. Com a integração, a nova companhia será a 4ª maior do ranking local, precedida apenas pela Wafa Assurance, RMA e Saham Assurance, respetivamente com 20,2%, 15,8% e 12,6% de quota em 2018.

A entidade resultante da fusão pretende posicionar-se como a seguradora marroquina de referência, refere o comunicado, acrescentando que o par Atlanta-Sanad consolidou um volume de negócios agregado de quase 5 mil milhões de dirham em 2019 (cerca de 452,5 milhões de euros), contando mais de 650 empregados e uma rede exclusiva de cerca de 400 pontos de venda.

O comunicado da Holmarcom explica ainda que a fusão é uma decisão estratégica e o objetivo do grupo diversificado é consolidar a sua posição no setor dos seguros em Marrocos. A transação aproveitará sinergias a todos os níveis, quer de um ponto de vista comercial, técnico ou financeiro, complementa a holding.

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