Debate do Estado da Nação foi adiado para sexta-feira

  • ECO
  • 20 Julho 2020

O debate sobre o Estado da Nação foi adiado por dois dias, realizando-se na próxima sexta-feira às 9h30. Gabinete de Ferro Rodrigues já informou os partidos desta decisão.

O debate sobre o Estado da Nação foi adiado por dois dias, realizando-se às 9h30 da próxima sexta-feira e não na quarta, como estava agendado inicialmente. Em Bruxelas, o primeiro-ministro confirmou que pediu a Ferro Rodrigues para adiar a ida ao Parlamento para garantir que o Conselho Europeu já estaria terminado e que teria tempo para descansar.

“Pedi ao senhor presidente da Assembleia da República se podíamos adiar o debate do Estado da Nação de quarta-feira para o final da semana, não só para ter a garantia de que o Conselho Europeu está terminado como também, já agora, se podia descansar um bocadinho antes de passar para o dossiê seguinte”, afirmou António Costa à porta da Comissão Europeia, em Bruxelas. O gabinete do primeiro-ministro confirmou ao ECO o pedido que se encontra nas mãos dos partidos.

Entretanto, de acordo com o Expresso (acesso livre), que avançou inicialmente com a notícia, o gabinete do Presidente da Assembleia da República já informou ao início desta tarde os partidos com assento parlamentar desta decisão de adiar o debate sobre o Estado da Nação que se irá debruçar exatamente sobre os resultados da cimeira de líderes europeus que não fechou ainda um acordo em relação ao Fundo de Recuperação europeu.

O Conselho Europeu poderá terminar apenas esta terça-feira. Segundo o chefe do governo português, que deveria ter regressado a Lisboa este domingo, a nova proposta que está em cima da mesa prevê um corte líquido de apenas 230 milhões de euros para Portugal face à proposta da Comissão Europeia.

Em causa está a proposta de 390 mil milhões de euros em subvenções (a fundo perdido), abaixo dos 500 mil milhões propostos por Bruxelas, que os líderes europeus vão discutir esta tarde e que deverá entregar 15,3 mil milhões de euros a Portugal entre 2021 e 2026.

(Notícia atualizada às 16h23 com indicação da hora do debate sobre o Estado da Nação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Debate do Estado da Nação foi adiado para sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião