Festa do Avante abre mais cedo, com mais espaço e zonas para lavar as mãos

  • ECO
  • 23 Julho 2020

Já são conhecidas as regras e medidas adotadas pelo PCP para a Festa do Avante, que vai decorrer de 4 a 6 de setembro, na Atalaia, no Seixal.

Apesar de os festivais terem sido cancelados, a Festa do Avante vai mesmo acontecer. E já são conhecidas as mudanças e regras feitas pelo PCP para a edição deste ano, adaptando o evento à pandemia. De acordo com o Jornal do Avante, o espaço será maior, as portas abrirão mais cedo para evitar ajuntamentos e haverá mais pontos de lavagem de mãos espalhados pelo recinto.

Sob o mote “Viver a Festa da fraternidade, da amizade e da camaradagem”, a Festa do Avante vai decorrer num recinto com 30 hectares, mais 10.000 metros quadrados do que nas edições anteriores. Este ano, “serão abertas áreas que nunca estiveram acessíveis aos visitantes”, lê-se.

As portas vão abrir mais cedo. “De forma a evitar aglomerados e o cruzamento de fluxos”, as portas da Quinta da Princesa e da Quinta do Vão abrem às 16h e às 15h, respetivamente. O arranque oficial vai manter-se às 19h. “A entrada da Medideira funcionará para cartões de serviço e serão criados novos canais de saída, mais alargados”.

Aos três palcos centrais “de grande dimensão” juntar-se-ão o Avanteatro e o Cineavante, “todos eles descobertos e com uma área de plateia consideravelmente maior”. Em cada um destes espaços “haverá a delimitação física das áreas, com a marcação de corredores e circuitos” e serão criadas “equipas de assistente de plateia”.

O evento terá duas exposições, ambas “com controlo de entrada e um circuito linear com entrada e saída”. O Espaço do Livro e do Disco deixarão de funcionar numa tenda fechada, passando para uma ampla área de sombra, e o circuito da exposição do Espaço da Ciência, “foi reformulado, contando com corredores de oito metros e cumprindo a lógica do ‘sempre em frente'”. Este ano não se realiza a corrida e a caminhada.

Em termos de higiene, no recinto haverá “oito instalações sanitárias de grande dimensão, uma das quais exclusiva para crianças” e “será garantida, em permanência, uma equipa de limpeza para cada instalação, nas quais será feita, em horário fixo, uma ação de limpeza e desinfeção mais profunda”. Haverá ainda um dispositivo de bombeiros e um posto de saúde para a prestação de primeiros socorros.

Na zona de restauração, as esplanadas “serão alargadas para garantir a colocação de mesas e assentos com distanciamento” e “existirão equipas permanentes de higienização das mesas e assentos”. De acordo com a Blitz, haverá “pelo terreno pontos de higienização com água, sabão e álcool gel para garantir a frequente lavagem e desinfeção das mãos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Festa do Avante abre mais cedo, com mais espaço e zonas para lavar as mãos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião