Insure Brokers denuncia uso indevido da sua imagem para venda fraudulenta de seguros

  • ECO Seguros
  • 28 Julho 2020

A Insure Brokers depositou uma denúncia junto da polícia de Gijón (Espanha) depois de ajudar a desmontar uma fraude que usava a imagem corporativa da empresa para venda de seguros falsos.

A burla recorria ao uso indevido da imagem corporativa da Insure Brokers num portal de anúncios e mesmo através de uma conta WhatsApp. O esquema foi descoberto depois da corretora asturiana ter sido contactada pela polícia de Morón de La Frontera para confirmação do seguro automóvel de um veículo mandado parar em operação policial de rotina.

A viatura circulava sem seguro obrigatório válido e cuja apólice provisória teria sido emitida tendo como intermediária a Insure Brokers. Após verificação, a base de dados da corretora confirmou a inexistência de seguro com a matrícula indicada e nem sequer registo do suposto titular da apólice.

A corretora acionou então os mecanismos previstos para aceder ao auto de polícia e confrontou-se com papelada falsa, utilizando a imagem institucional da Insure como meio de defraudar pessoas que, em troca de pequenas somas em dinheiro, acediam a certificados de seguro temporários falsos com o logo da corretora e numeração muito parecida com a que é utilizada por uma conhecida companhia de seguros.

Pelo meio da investigação, a corretora chegou mesmo a ser contactada por outras pessoas que tentavam obter confirmação de ter comprado um seguro válido.

Na sequência de investigações internas, a Insure Correduría de Seguros (Insure Brokers) descobriu um anúncio publicado no portal milanuncios.com, oferendo seguros de frota por 30 euros ao mês e outras modalidades de vencimento. O anúncio exibia imagens tiradas da web da corretora. Contactado o número de telemóvel indicado no anúncio e simulado interesse, também por WhatsApp, na aquisição do produto, o suposto vendedor pediu dados do veículo a segurar, enviou a papelada falsa por correio e forneceu números de conta bancária para pagamento do prémio de seguro.

Em resultado do estratagema para desmontar a fraude, descobriu-se que a burla já havia enganado diversas pessoas. Além da queixa junto das autoridades policiais, a Insure Brokers afirmou que levará o caso até às últimas consequências, visando contribuir para erradicar tais práticas ilícitas no mercado, repor o seu bom nome e assegurar que, no final do processo judicial, os lesados sejam devidamente ressarcidos dos prejuízos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Insure Brokers denuncia uso indevido da sua imagem para venda fraudulenta de seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião