BRANDS' ECOSEGUROS Responsabilidade Civil Exploração vs Profissional. Qual a diferença?

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 29 Julho 2020

Qual a diferença entre seguros de responsabilidade civil exploração e profissional? Que situações ficam a coberto em cada um? Que tipo de danos têm que se verificar para acionar a cobertura?

Uma das dúvidas mais frequentes na atividade seguradora prende-se com a diferença entre os seguros de responsabilidade civil exploração e profissional.

Embora se tratem de produtos destinados a cobrir uma parte dos riscos associados à responsabilidade civil das atividades profissionais, estes seguros têm propósitos e características diferentes e, nesse sentido, acabam por ser complementares.

Nem sempre é fácil distingui-los e saber qual importa adquirir para determinado fim, o que faz com que em muitas situações os segurados não adquiram o produto que necessitam.

Esta infografia explica quais as situações que ficam a coberto num seguro de responsabilidade civil exploração e num de responsabilidade civil profissional, o tipo de danos que se têm de verificar para acionar a cobertura e alguns exemplos de reclamações enquadráveis num e noutro.

diferença seguro responsabilidade civil exploração e responsabilidade civil profissional

Embora nem todas as situações de responsabilidade estejam abrangidas por estes dois produtos (são exemplos a responsabilidade civil automóvel, a responsabilidade civil de diretores e administradores ou a responsabilidade ambiental), para uma grande parte das atividades, é muito importante que as empresas e profissionais equacionem a compra de ambas as apólices.

Para além de alargar o espetro de situações que podem ficar garantidas pela seguradora, a sua compra conjunta reduz o risco da chamada “zona cinzenta”, isto é, a ocorrência de sinistros onde o enquadramento em uma das apólices possa não ser totalmente objetivo e ficar o caso, dessa forma, sujeito a maior discussão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Responsabilidade Civil Exploração vs Profissional. Qual a diferença?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião