Dos hotéis às cidades, o que os “tripadvisors” escolhem para 2020

Da Ásia às Américas, passando por Portugal, os viajantes do Tripadvisor escolhem os melhores destinos, experiências, hotéis e restaurantes. Quando a pandemia passar, pode sempre partir à descoberta.

O Tripadvisor anunciou os vencedores dos “Travellers Choice Awards 2020”, prémios que destacam os melhores destinos, hotéis, experiências e restaurantes de todo o mundo. As distinções têm por base as avaliações, críticas e opiniões de milhões de viajantes registadas na famosa plataforma online de viagens ao longo de 2019.

Divulgadas anualmente nos últimos 17 anos, as listas das melhores escolhas para 2020 surgem num ano atípico em que a pandemia afetou a indústria do turismo em todo o mundo, obrigando ao encerramento em larga escala de hotéis, restaurantes, monumentos, atrações turísticas, aeroportos e rotas aéreas.

Portugal entre os melhores dos melhores

O Hotel Quinta Jardins do Lago no Funchal ocupa o 4º lugar na lista dos 25 hotéis com melhor avaliação em todo o mundo. “Raramente escrevi um comentário na minha vida, mas abro uma exceção para este hotel verdadeiramente excecional e inesquecível”, escreve um utilizador inglês num dos últimos comentários sobre a unidade hoteleira na página do Tripadvisor. Até ao final de outubro, uma noite neste hotel pode variar entre os 107 e os 220 euros por pessoa.

Lisboa e Porto, cidades habituadas a distinções dos turistas nos últimos anos, também merecem destaque nas escolhas dos críticos da plataforma de viagens. A cidade do Porto ocupa o 3º lugar na lista de destinos mais “na moda” para este ano, enquanto Lisboa é o 22º destino mais popular do mundo. “Hotspots” a não perder segundo o Tripadvidor? O Museu do Azulejo, a Igreja de São Domingos e… o Cemitério dos Prazeres.

Mais a sul, a vila algarvia de Alvor surge como um dos destinos emergentes de 2020. Na página do Tripadvisor pode ler-se que “a vila de pescadores na costa sul de Portugal se tornou um destino popular” e desafia mesmo os viajantes a passar um dia na praia principal de Alvor ou encontrar uma das pequenas enseadas isoladas ao longo da costa antes de um jantar de marisco na vila algarvia.

AlvorTripadvisor

Na lista das 25 melhores experiências, as escolhas dos viajantes destacam um passeio a pé pelas ruas de Lisboa com início no Rossio e passagem pelos Restauradores, Chiado, Rua Augusta e Alfama. Pelo meio, uma paragem na Sé de Lisboa e uma pausa para um pastel de nata. O percurso termina na Praça do Comércio. Se quiser ser um turista em Lisboa pode marcar aqui a partir de 22 euros.

No norte do país, os turistas ficaram rendidos à zona vinícola do Douro. Um passeio nesta zona distinguida pela UNESCO garante uma experiência gastronómica no seu melhor, com escolhas de produtos da região e degustação de vinhos produzidos nas quintas das margens do Douro. Toda a experiência ganha ainda mais destaque com um upgrade num cruzeiro no tradicional barco Rabelo. Esta tour pode ser marcada aqui, com preços a começar nos 80 euros.

Sugestões para 2020…ou para quando a pandemia deixar

Dos três melhores hotéis destacados pelos utilizadores do Tripadvisor, dois ficam no sudeste asiático. Em Siem Reap, no Camboja, o Viroth’s Hotel ocupa o 1º lugar da lista, seguido do Hanoi La Siesta Hotel & Spa, em Hanói, no Vietname. Em 3º lugar, na Costa Rica, o Tulemar Bungalows & Villas oferece vistas soberbas sobre a paisagem.

Se uma viagem à Índia estiver nos seus planos, não deixe de passar por Kochi. Esta cidade portuária no sudoeste da Índia ocupa o 1º lugar da lista de destinos mais “trendy” para 2020. O Tripadvisor diz maravilhas do pôr-do-sol naquela zona e desafia os viajantes a provar o peixe fresco vendido pelos pescadores locais. Um passeio de barco pelas ilhas mais próximas e um espetáculo de dança tradicional Kathakali são experiências a não perder.

E praia? Estes são os três destinos mais elogiados pelos viajantes: a Baía do Sancho em Fernando de Noronha, no Brasil, a praia de Grace Bay no arquipélago de Turks e Caicos e a Playa Paraíso em Cuba. Apesar de reconhecidas internacionalmente, não há praias portuguesas na lista das 25 melhores escolhas para o Tripadvisor.

O mesmo acontece com os restaurantes. Ainda assim, se a pandemia permitir e der um salto a França pode deixar levar-se por uma verdadeira experiência gastronómica no Auberge Du Vieux Puits (três estrelas Michelin) ou no La Ville Blanche (uma estrela Michelin). Noutras coordenadas geográficas mais distantes, o restaurante Chila, em Buenos Aires, é altamente recomendado pelos críticos do Tripadvisor. Nota importante: uma refeição num destes restaurantes facilmente ultrapassa os 100 euros por pessoa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dos hotéis às cidades, o que os “tripadvisors” escolhem para 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião