Mais uma morte e 132 novos casos de Covid-19, metade em Lisboa

  • ECO
  • 17 Agosto 2020

Aumentou para 54.234 o número de casos de infetados com coronavírus no país. Até ao momento, registam-se 1.779 mortes e 39.800 pessoas recuperadas da doença.

Foram confirmados 132 novos casos de coronavírus em Portugal, elevando para 54.234 o número total de pessoas infetadas com a doença. Nas últimas 24 horas morreu uma pessoa. A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar o maior número de novas infeções, com 50% do total.

Do número total de infetados, a maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que 336 pessoas estão internadas, das quais 39 nos cuidados intensivos. Há mais de 35 mil sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que apareceu em Portugal, no início de março, o coronavírus já provocou a morte de 1.779 pessoas, uma das quais nas últimas 24 horas. Já quanto ao número de recuperados, está em 39.800 (mais 103 nas últimas 24 horas).

Boletim epidemiológico de 17 de agosto

Tal como se tem observado nos últimos dias, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria das novas infeções. Dos 132 novos casos registados nas últimas 24 horas, 66 foram nesta região: 50% do total do país.

Lisboa é a região com mais casos registados até ao momento (27.997 casos de infeção e 632 mortes), à frente do Norte (19.514 casos e 840 mortes), do Centro (4.591 casos e 253 mortes), do Algarve (980 casos e 17 mortes) e do Alentejo (836 casos e 22 mortes). Nas ilhas, os Açores registam 186 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 130 pessoas infetadas.

Testes da app Stayaway Covid arrancaram hoje

O secretário de Estado da Saúde adiantou esta segunda-feira que a aplicação Stayaway Covid está “na fase piloto com os dois sistemas operativos [iOS e Android]” e que esse processo “tem decorrido de acordo com o esperado”. “Começam hoje os testes de segurança da aplicação, que segundo o Centro Nacional de Cibersegurança terão uma duração de mais ou menos duas semanas”, disse António Lacerda Sales, em conferência de imprensa.

Este domingo, Portugal recebeu 142 ventiladores “no âmbito do reforço da resposta” à pandemia, notou o secretário de Estado, detalhando que dos 1.211 ventiladores que o Governo português já adquiriu, 966 já foram entregues, dos quais 486 foram distribuídos pelos hospitais. “Estamos a fazer um esforço para recrutar recursos humanos”, disse António Lacerda Sales.

Sobre a investigação que está em curso ao número de casos de infeção em Reguengos de Monsaraz, o secretário de Estado disse que o “Ministério da Saúde analisa todos os documentos e relatórios que lhe chegam”, recusando fazer comentários sobre a investigação em si. Mas sublinhou que “todos os documentos e denúncias são bem-vindos para apurar responsabilidades”.

(Notícia atualizada às 14h16 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais uma morte e 132 novos casos de Covid-19, metade em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião